A leitura do gênero propagandí­stico em sala de aula e seus efeitos de sentidos

Autores

  • Suelen Santos Andreu Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Silvane Aparecida de Freitas Freitas Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Palavras-chave:

Texto propagandí­stico, Representações femininas, Sala de aula

Resumo

Pretendemos com o presente artigo compreender o estudo de uma propaganda que explora as representações femininas e como a mí­dia constrói discursos que permeiam nosso imaginário social para nos persuadir. Para tanto buscaremos fundamentos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa e os estudos de Bakhtin visando a refletir sobre a ideologia e o jogo de imagens que perpassam a propaganda analisada. Levaremos em consideração também a utilização de textos propagandí­sticos em sala de aula, como um recurso a mais, para contribuir no desenvolvimento de aulas de Lí­ngua Portuguesa, mais dinâmicas, crí­ticas e amplas de significados a serem compartilhados com os alunos, propiciando condições para a ampliação da competência discursiva dos estudantes, bem como para que se tornem mais participativos e engajados tanto na sociedade como diante dos diversos temas abordadas pelas propagandas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

______. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnologia.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Vol 2, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasí­lia, 1999.

CARDOSO, Sí­lvia Helena Barbi. Discurso e ensino. Belo Horizonte: Autêntica & Faculdade de Letras da UFMG, 1999.

CARRASCOZA, João Anzanello. Razão e sensibilidade no texto publicitário. São Paulo: Editora Futura, 2007.

CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: ítica, 1996.

CAVALCANTE, Urbano. O texto publicitário em sala de aula: uma proposta de leitura e análise do seu discurso. In: Caderno de Atividades - Resumos 16º COLE - UNICAMP, 2007, Campinas: Editora da Unicamp, 2007. p. 139-139.

KOCH, Ingedore Villaça. Argumentação e linguagem. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1987.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: Definição e funcionabilidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO A.R.; BEZERRA, M.A. (Org.). Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p.19-57.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e Ideologia. São Paulo: ítica, 2000.

HOFF, Tânia Márcia Cezar. O texto publicitário como suporte pedagógico para a construção de um sujeito crí­tico. Disponí­vel em: http://reposcom.portcom.intercom.org.br/dspace/bitstream/1904/17980/1/R0436-1.pdf. Acesso em: 22 nov. 2011.

KLEIMAN, Ângela B. Apresentação. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais & ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

LEITE, M. R. B. Bombril e Ratinho: as vozes da sedução. In: GREGOLIN, M. R.; BARONAS, R. (Org.). Análise do discurso: as materialidades do sentido. São Carlos: Claraluz, 2001.

REVISTA LíNGUA. São Paulo: Editora Segmento. Ano 7, n 73, nov/ 2011.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crí­tica í afirmação do óbvio. Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi et al. 2. ed. Campinas: Unicamp, 1997.

SANDMANN, Antônio José. A linguagem da Propaganda. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 1997.

SANT"™ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

SANTOS, J. F. O que é pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 1986.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

ANDREU, S. S. .; FREITAS, S. A. de F. A leitura do gênero propagandí­stico em sala de aula e seus efeitos de sentidos. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 61–72, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1207. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores