A leitura do gênero propagandí­stico em sala de aula e seus efeitos de sentidos

Autores

  • Suelen Santos Andreu Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Silvane Aparecida de Freitas Freitas Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Palavras-chave:

Texto propagandí­stico, Representações femininas, Sala de aula

Resumo

Pretendemos com o presente artigo compreender o estudo de uma propaganda que explora as representações femininas e como a mí­dia constrói discursos que permeiam nosso imaginário social para nos persuadir. Para tanto buscaremos fundamentos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa e os estudos de Bakhtin visando a refletir sobre a ideologia e o jogo de imagens que perpassam a propaganda analisada. Levaremos em consideração também a utilização de textos propagandí­sticos em sala de aula, como um recurso a mais, para contribuir no desenvolvimento de aulas de Lí­ngua Portuguesa, mais dinâmicas, crí­ticas e amplas de significados a serem compartilhados com os alunos, propiciando condições para a ampliação da competência discursiva dos estudantes, bem como para que se tornem mais participativos e engajados tanto na sociedade como diante dos diversos temas abordadas pelas propagandas.

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Publicado

2012-12-05

Como Citar

ANDREU, S. S. .; FREITAS, S. A. de F. A leitura do gênero propagandí­stico em sala de aula e seus efeitos de sentidos. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 61–72, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1207. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores