Sequência didática para o ensino e aprendizagem da produção de gêneros escritos: reflexões sobre avaliação formativa e regulação

Autores/as

  • Fatiha Dechicha Parahyba Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Eulália Leurquin Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palabras clave:

Sequência didática, Avaliação formativa, Regulação

Resumen

Este artigo tem como foco discutir o papel da avalição formativa e da regulação dentro do dispositivo sequência didática no contexto do ensino e aprendizagem da escrita em situação de formação do professor de lí­nguas. As autoras ressaltam o papel da intervenção do professor na mediação no processo da produção escrita e mostram a relevância de trabalhar a avaliação formativa e a regulação de maneira sistemática, haja vista sua capacidade de potencializar a aprendizagem da escrita e a apropriação dos saberes. Apresentam procedimentos complementares, que favorecem o processo de autorreflexão e autorregulação dos alunos. Dessa maneira, a mediação na perspectiva vygotskiana de desenvolvimento é evidenciada, em especial seu reflexo no desenvolvimento das capacidades linguí­stico-discursivas e na apropriação dos saberes.

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Publicado

2018-08-10

Cómo citar

PARAHYBA, F. D. .; LEURQUIN, E. . Sequência didática para o ensino e aprendizagem da produção de gêneros escritos: reflexões sobre avaliação formativa e regulação. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 207–226, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/627. Acesso em: 5 nov. 2024.