Sequência didática para o ensino e aprendizagem da produção de gêneros escritos: reflexões sobre avaliação formativa e regulação
Palavras-chave:
Sequência didática, Avaliação formativa, RegulaçãoResumo
Este artigo tem como foco discutir o papel da avalição formativa e da regulação dentro do dispositivo sequência didática no contexto do ensino e aprendizagem da escrita em situação de formação do professor de línguas. As autoras ressaltam o papel da intervenção do professor na mediação no processo da produção escrita e mostram a relevância de trabalhar a avaliação formativa e a regulação de maneira sistemática, haja vista sua capacidade de potencializar a aprendizagem da escrita e a apropriação dos saberes. Apresentam procedimentos complementares, que favorecem o processo de autorreflexão e autorregulação dos alunos. Dessa maneira, a mediação na perspectiva vygotskiana de desenvolvimento é evidenciada, em especial seu reflexo no desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas e na apropriação dos saberes.
Downloads
Referências
BEAUGRANDE, R e DRESSLER, W. Introduction to text linguistics. London: Longman, 1981.
BERTI, Marcos L. Humor e Lingüística: reflexões para uma proposta de ensino. In: Revista InterAtividade. Andradina, SP: FIRB EDITORA, vol. 2, n. 1, p. 115-126. jan/jun 2002.
ERMIDA, Isabel Cristina da Costa A. Humor, Linguagem e Narrativa: para uma análise do discurso literário humorístico. Braga, 2002, 524 p. Tese de Doutoramento em Ciências da Linguagem. Universidade do Minho.
GIORA, Rachel. On the informativeness requirement (1988). Disponível em http://www.tau.ac.il/~giorar/files/giora88_informativeness.pdf Acesso em abril de 2007.
______. On the cognitive aspects of the joke (1991). Disponível em http://www.tau.ac.il/~giorar/files/Giora1991_cognitive_aspects_joke.pdf Acesso em abril de 2007.
GRICE, Paul. Logic and Conversation. In: cole, P.; Morgan, J. L. (orgs.). Sintax and Semantics. n. 3, Speech Acts. New York: Academic Press, 1975.
KOCH, Ingedore Villaça e TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. 6 ed. São Paulo: Contexto, 1997.
______ e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
NASH, W. The language of humour. London and New York: 1985.
PAULIUKONIS, Maria Aparecida L. e SANTOS, Leonor W. dos (orgs.). Estratégias de leitura: texto e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.
PINTO, Ziraldo Alves. A revista Pererê. Jornal do Comércio, Rio de Janeiro, 26 out. 1969. Suplemento Dominical, p. 3. POSSENTI, Sírio. Os humores da língua. São Paulo: Mercado das Letras, 1998.
RASKIN, Victor. Semantic mechanisms of humour. Holland: Dordrecht, D. Reidel Publishing Company, 1985.
VERISSIMO, Luis Fernando. Seleção de crônicas do livro Comédias da vida privada. Porto Alegre: LPM, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.