A importância do outro no processo de revisão textual para uma reescrita responsiva
DOI :
https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02516Mots-clés :
Dialogismo, Exotopia, Revisão, ReescritaRésumé
Neste trabalho, objetivamos refletir sobre os processos de revisão e reescrita de produções textuais sob o viés da Teoria Dialógica do Discurso. Desse modo, discutimos, particularmente, a empatia, a exotopia e o acabamento enunciativo no processo de escrita. Com base nessas noções, analisamos atividades de revisão e reescrita textuais presentes em um livro didático. Ademais, propomos aprofundamentos para essas atividades, visando à ampliação da visão dos estudantes e, assim, fornecer condições discursivas que auxiliem no aprimoramento de suas produções. As atividades analisadas fazem parte de um livro didático destinado aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, na versão manual do professor. Evidenciamos que tais propostas possuem potencial para um trabalho de produção que concebe a escrita como processo, reconhece o papel do outro no acabamento enunciativo e incentiva os alunos a serem ativos no processo de aprendizagem. Ao se considerar as propostas de reconfiguração das atividades apresentadas pelo livro, espera-se que os alunos trabalhem colaborativamente na construção e no aprimoramento de seus textos, sejam responsivos em relação ao próprio aprendizado e às contribuições dos colegas no processo de revisão.
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