A avaliação da redação escolar: o que fazem os graduandos em Letras e como ressignificam esse processo enquanto professores de lí­ngua em formação

Autores/as

  • Gustavo Lima

Palabras clave:

Avaliação de textos escritos, Graduandos em Letras, Redação escolar

Resumen

Este trabalho buscou investigar os modos de avaliar redações escolares dos graduandos em Letras da UAG-UFRPE, bem como a forma como eles ressignificavam esse processo. Para atingir esse objetivo, contamos com a participação de quatro graduandos em Letras da referida instituição que se prontificaram a responder a questionários, a entrevistas, a avaliarem os textos produzidos por alunos da educação básica e a refletirem sobre as avaliações realizadas. O aporte teórico para este trabalho está baseado nos estudos de Suassuna (2007) e Marcuschi (2012) sobre avaliação em lí­ngua portuguesa e nas reflexões de Antunes (2006), Zoraya e Lima (2007), Marcuschi (2006;2007), Marcuschi e Cavalcante (2005) e Ruiz (2001) acerca da avaliação de textos escritos na escola. Os resultados evidenciaram o predomí­nio das correções do tipo resolutiva e do tipo textual-interativa nos textos avaliados pelos graduandos. Verificamos ainda que, discursivamente, os graduandos se colocaram num processo de transição, caracterizado pela mescla e pelo conflito entre velhas e novas práticas avaliativas, talvez reflexo de lacunas no processo de formação acadêmica no que concerne í s novas teorias sobre ensino de lí­ngua.

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Publicado

2017-06-05

Cómo citar

LIMA, G. . A avaliação da redação escolar: o que fazem os graduandos em Letras e como ressignificam esse processo enquanto professores de lí­ngua em formação. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 176–198, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/948. Acesso em: 5 oct. 2024.