A avaliação da redação escolar: o que fazem os graduandos em Letras e como ressignificam esse processo enquanto professores de língua em formação
Palabras clave:
Avaliação de textos escritos, Graduandos em Letras, Redação escolarResumen
Este trabalho buscou investigar os modos de avaliar redações escolares dos graduandos em Letras da UAG-UFRPE, bem como a forma como eles ressignificavam esse processo. Para atingir esse objetivo, contamos com a participação de quatro graduandos em Letras da referida instituição que se prontificaram a responder a questionários, a entrevistas, a avaliarem os textos produzidos por alunos da educação básica e a refletirem sobre as avaliações realizadas. O aporte teórico para este trabalho está baseado nos estudos de Suassuna (2007) e Marcuschi (2012) sobre avaliação em língua portuguesa e nas reflexões de Antunes (2006), Zoraya e Lima (2007), Marcuschi (2006;2007), Marcuschi e Cavalcante (2005) e Ruiz (2001) acerca da avaliação de textos escritos na escola. Os resultados evidenciaram o predomínio das correções do tipo resolutiva e do tipo textual-interativa nos textos avaliados pelos graduandos. Verificamos ainda que, discursivamente, os graduandos se colocaram num processo de transição, caracterizado pela mescla e pelo conflito entre velhas e novas práticas avaliativas, talvez reflexo de lacunas no processo de formação acadêmica no que concerne í s novas teorias sobre ensino de língua.
Descargas
Citas
ANTUNES, I. Avaliação da produção textual no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 163-180.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, LDA, 1977.
DIONISIO, A. P. Análise da Conversação. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A.C. (Orgs.). Introdução í linguística: fundamentos epistemológicos. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 2001, p. 69-99.
FLICK, U. Introdução í metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola í universidade. Porto Alegre: Mediação, 2009.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2009.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2012.
MARCUSCHI, B. O texto escolar: um olhar sobre sua avaliação. In: MARCUSCHI, B.; SUASSUNA, L. (Orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 61-74.
______. Redação escolar: breves notas sobre um gênero textual. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M.C.B. (Orgs.). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 59-72.
______. Reflexões sobre a avaliação de Língua Portuguesa no contexto escolar. In: LUNA, M. J. de M.; MOURA, V. (Orgs.). Língua e literatura: perspectivas teórico-práticas. Recife: Ed. Universitária de UFPE, 2012, p. 63-90.
MARCUSCHI, B.; CAVALCANTE, M. Atividades de escrita em livros didáticos de língua portuguesa: perspectivas convergentes e divergentes. In: COSTA VAL, M. da G.; MARCUSCHI, B. (Orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 2005, p. 237-260.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RUIZ, E. M. S. D. Como se corrige redação na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
SERAFINI, M. T. Como escrever textos. 3. ed. São Paulo: Editora Globo, 1989.
SUASSUNA, L. Paradigmas de avaliação: uma visão panorâmica. In: MARCUSCHI, B.; SUASSUNA, L. (Orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 27-43.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
ZORAYA, C.; LIMA, A. Corrigir ou avaliar redações: uma prática (im)positiva. In: XAVIER, A. C. (Orgs.). O texto na escola: produção, leitura e avaliação. Recife: Ed. do Autor, 2007, p.71-81.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.