Aprendendo os limites entre planejamento e prática na sala de aula

Auteurs

  • Marina Macedo Santos Martins Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Fernanda Laí­ra Gonzaga Muniz da Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mots-clés :

Planejamento, Produção textual, Análise linguí­stica

Résumé

Este trabalho de pesquisa apresenta o relato dos resultados de uma experiência disponibilizada pela disciplina Prática de Ensino de Lí­ngua Portuguesa e de Literatura Brasileira do curso de Letras da UFCG em uma instituição da rede pública de ensino de Campina Grande - PB. A experiência foi realizada com uma turma de 3º ano do ensino médio, o que fez com que organizássemos um curso visando o principal objetivo dos alunos nessa etapa de escolaridade: a inserção no ensino superior. Para isso, planejamos e aplicamos uma sequência didática voltada para a produção do gênero dissertativo-argumentativo e análise linguí­stica de alguns recursos presente nesse gênero, como os adjetivos, as locuções adjetivas e as orações subordinadas adjetivas. Na prática, o foco foi a observância do uso e da funcionalidade dos recursos linguí­sticos, além da análise do contexto de produção especí­fico do gênero escolhido. Norteamos o trabalho em sala, a partir da elaboração do módulo "Ter o que dizer para saber como dizer" e da sequência didática, o que respaldou a aplicação das teorias pesquisadas sobre a análise linguí­stica no curso. Adotamos como parâmetro para as aulas o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio,) que avalia a competência de leitura e escrita do candidato através do gênero dissertativo-argumentativo. Neste trabalho apresentaremos um pouco de nossa experiência em sala de aula, evidenciando os aprendizados mais consideráveis com a experiência, entre eles: a diferença entre o planejamento e a sua execução. Para tanto, utilizaremos como fundamentação teórica: Mendonça (2006), Kleiman (2007), Kemiac e Lino (2011) e Souza (2003).

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Références

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

KEMIAC, Ludmila. LINO, Denise. In: ECLAE, V, 2011, Natal. . "Princí­pios subjacentes í literatura sobre análise linguí­stica". Natal: UFRN, 2011.

KLEIMAN, Angela B. O conceito de letramento e suas implicações para a alfabetização. São Paulo: UNICAMP, 2007.

MENDONÇA, Márcia. Análise linguí­stica no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, Clécio.; MENDONÇA, Márcia (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p.199-226.

SILVA, Camila [et.al]. Ter o que dizer para saber como dizer. Campina Grande: UFCG, 2012.

SOUZA, Edna Guedes de. Dissertação: gênero ou tipo textual? In: DIONíSIO, Ângela. Paiva & BESERRA, Normando da Silva. Tecendo Textos, Construindo experiências. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003, p 163-183.

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Publiée

2012-12-05

Comment citer

MARTINS, M. M. S. .; SILVA, F. L. G. M. da . Aprendendo os limites entre planejamento e prática na sala de aula. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 272–287, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1260. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos de Alunos da Graduação