Aprendendo os limites entre planejamento e prática na sala de aula
Keywords:
Planejamento, Produção textual, Análise linguísticaAbstract
Este trabalho de pesquisa apresenta o relato dos resultados de uma experiência disponibilizada pela disciplina Prática de Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira do curso de Letras da UFCG em uma instituição da rede pública de ensino de Campina Grande - PB. A experiência foi realizada com uma turma de 3º ano do ensino médio, o que fez com que organizássemos um curso visando o principal objetivo dos alunos nessa etapa de escolaridade: a inserção no ensino superior. Para isso, planejamos e aplicamos uma sequência didática voltada para a produção do gênero dissertativo-argumentativo e análise linguística de alguns recursos presente nesse gênero, como os adjetivos, as locuções adjetivas e as orações subordinadas adjetivas. Na prática, o foco foi a observância do uso e da funcionalidade dos recursos linguísticos, além da análise do contexto de produção específico do gênero escolhido. Norteamos o trabalho em sala, a partir da elaboração do módulo "Ter o que dizer para saber como dizer" e da sequência didática, o que respaldou a aplicação das teorias pesquisadas sobre a análise linguística no curso. Adotamos como parâmetro para as aulas o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio,) que avalia a competência de leitura e escrita do candidato através do gênero dissertativo-argumentativo. Neste trabalho apresentaremos um pouco de nossa experiência em sala de aula, evidenciando os aprendizados mais consideráveis com a experiência, entre eles: a diferença entre o planejamento e a sua execução. Para tanto, utilizaremos como fundamentação teórica: Mendonça (2006), Kleiman (2007), Kemiac e Lino (2011) e Souza (2003).
Downloads
References
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
KEMIAC, Ludmila. LINO, Denise. In: ECLAE, V, 2011, Natal. . "Princípios subjacentes í literatura sobre análise linguística". Natal: UFRN, 2011.
KLEIMAN, Angela B. O conceito de letramento e suas implicações para a alfabetização. São Paulo: UNICAMP, 2007.
MENDONÇA, Márcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, Clécio.; MENDONÇA, Márcia (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p.199-226.
SILVA, Camila [et.al]. Ter o que dizer para saber como dizer. Campina Grande: UFCG, 2012.
SOUZA, Edna Guedes de. Dissertação: gênero ou tipo textual? In: DIONíSIO, Ângela. Paiva & BESERRA, Normando da Silva. Tecendo Textos, Construindo experiências. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003, p 163-183.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.