Tendências contemporâneas no ensino de língua portuguesa e literatura
Mots-clés :
Pós-modernidade, Língua Portuguesa, Ensino de LiteraturaRésumé
Este trabalho procura caracterizar e contextualizar o ensino de Língua Portuguesa e Literatura sob a influência da pós-modernidade. Após uma breve revisão de literatura acerca da temática, constatamos que analisar as necessidades trazidas pelo tempo atual torna-se mais importante do que responder se realmente
vivemos em um mundo pós-moderno. Em relação ao ensino de Língua Portuguesa, apontamos que o "modelo" utilizado durante as duas últimas décadas – com ênfase no ensino da gramática – tem sido criticado e apontado como ineficiente, pois deixa de lado as habilidades básicas de leitura e escrita dos alunos. A Literatura da contemporaneidade sofreu uma espécie de massificação. Portanto, percebemos a necessidade de políticas de formação de professores vinculadas í s necessidades contemporâneas.
Téléchargements
Références
ABAURRE, M. L; PONTARA, M. N. Literatura brasileira: tempos, leitores e leituras. São Paulo: Moderna, 2004.
ANDERSON, P. As origens da pós-modernidade. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
BAUMAN, Z. Capitalismo parasitário: e outros temas contemporâneos. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
BUNZEN, C. Da era da composição í era dos gêneros: o ensino de produção de texto no ensino médio. In: BUNZEN, C; MENDONÇA, M. (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2009, p. 139-161.
______; MENDONÇA, M. (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
CUNHA, M. I. da. O professor universitário na transição de paradigmas. 1. ed. Araraquara: JM Editora,1998.
______. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, n. 11, p. 83-96, set./out. 2006.
EAGLETON, T. As ilusões do pós-modernismo. Tradução de Elizabeth Barbosa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALLO, S. Em torno de uma Educação Menor. Educação e Realidade, n. 27 (2), p.169-178, jul./dez. 2002.
______. Pesquisa em educação: o debate modernidade e pós-modernidade. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 3, n. 1, p. 33-58, 2008.
LIPOVETSKY, G. Os tempos hipermodernos. Tradução de Mário Vilela. São Paulo: Barcarolla, 2004.
LYOTARD, Jean-François. O Pós-Moderno. Tradução de Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.
LYRA, M. das G. Problematizando a língua portuguesa: análise do discurso ideológico que brota no e/ou dos PCN, frente ao sujeito-aluno pós-moderno, declarante de seu desamor í língua. In: 6º Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2010, Taubaté, p. 443-457. Disponível em: <http://site.unitau.br/scripts/prppg/la/6sepla/site/resumos_expandidos/LYRA_Maria_das_Gracas_p_443_457.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2012.
MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2009, p. 199-226.
_____; BUNZEN, C. Sobre o ensino de língua materna no ensino médio e a formação de professores – introdução dialogada. In: BUNZEN, C; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2009, p. 11-22.
SANTOS, B. de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
SILVA JUNIOR, E. E.; EIDT, P. Literatura e pós-modernidade: os clássicos em crise na sociedade de consumo. Unoesc & Ciência – ACHS, Joaçaba, v. 2, n. 2, p. 166-173, jul./dez. 2011.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.