O discurso outro na construção do gênero comentário online
DOI :
https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02318Mots-clés :
Comentário online, Dialogismo, SentidoRésumé
Objetivamos discutir a constituição dialógica do gênero comentário online sobre notícias. Questionamos: como as relações dialógicas e valorações apreciativas se manifestam linguisticamente, ou não, no gênero comentário online? O corpus é formado por uma sequência de nove comentários online sobre uma notícia divulgada no portal G1: Após alta recorde do dólar, Guedes diz que câmbio a R$ 1, 80 permitia a doméstica ir à Disney. A escolha do portal G1 se justifica por ser uma plataforma bastante conhecida, além disso, apresenta assuntos de variados segmentos, reunindo um público diverso de leitores e comentadores. Para a constituição do corpus buscamos recortar comentários em sequência, objetivando preservar a compreensão entre um comentário e outro, além disso, selecionamos comentários em que as relações de interação entre os internautas e os discursos materializados fossem mais recorrentes. Como aporte teórico, dentre outros autores, utilizamos Bakhtin (2016[1970]), Volóchinov (2018), Santos (2018), Cunha (2011), Sader (1995). Sobre os resultados, destacamos que os sentidos do gênero comentário online são construídos a partir da retomada da fala do outro por meio de recursos, tais como, discurso indireto, aspas e ironia, que se materializam semioticamente ou não em relações dialógicas interlocutivas e interdiscursivas.
Téléchargements
Références
ALVES FILHO, F.; SANTOS, E. P. dos. O tema da enunciação e o tema do gênero no comentário online. Revista Fórum Linguístico, v. 10, n. 12, p. 78-90, 2013.
BAKHTIN, M. Problemas da Poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra Rio de Janeiro: Ed. Forence- Universitária, 1981.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016[1979].
BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. Tradução de Paulo Bezerra São Paulo: Editora 34, 2015 [1934- 1936].
CUNHA, D. A. C. Formas de presença do outro na circulação dos discursos. Bakhtiniana, v. 1, n. 5, p. 116-132, 2011.
CUNHA, D. A. C. O outro no discurso: representação e circulação. Revista do GELNE, v.15, p. 353 - 379, 2013.
RAMONET, I. A explosão do jornalismo na era digital. In: MORAES, D; RAMONET, I; SERRANO, P. (org.). Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. Rio de Janeiro: Biotempo, 2013. p. 85-102.
SADER, E. O anjo torto: Esquerda (e direita) no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.
SANTOS, E. P. dos. Gênero comentário online: um enfoque axiológico-dialógico do estilo. 2018. 257f. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
SANTOS, E. P. dos. Relações dialógicas e a construção do sentido no gênero comentário online. Revista FSA, v. 9, n. 2, art. 10, p. 144-160, ago./dez. 2012.
SERRANO, P. Democracia e liberdade de imprensa. In: MORAES, D; RAMONET, I; SERRANO, P. (org.). Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. Rio de Janeiro: Boitempo, 2013. p. 54-63.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diálogo das Letras 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.