A escrita colaborativa no Google Docs: uma proposta de ensino do gênero textual factual recount no ensino técnico de ní­vel médio integrado

Auteurs

  • Sabrina Guedes Miranda Dantas
  • Samuel de Carvalho Lima

Mots-clés :

Escrita colaborativa online, Google Docs, Base Nacional Comum Curricular

Résumé

Este artigo objetiva apresentar uma proposta de ensino de escrita do gênero textual factual recount através Google Docs, para o contexto de cursos técnicos de ní­vel médio integrado. Quanto à base teórico-metodológica, buscamos aproximar a Teoria Sociocultural e a Aprendizagem de Segunda Lí­ngua (LANTOLF; THORNE, 2006) do conceito de diálogo (BAKHTIN, 2006), assim como amparamo-nos na Teoria de Escrita Processual (FLOWER; HAYES, 1981), e na abordagem da Escrita Colaborativa Online (YIM; WARSCHAUER, 2017). Ademais, refletimos sobre os documentos norteadores para o Ensino Médio Técnico, as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática. A pesquisa resultou no desenho de uma sugestão de ensino complementar para a disciplina de Lí­ngua Inglesa, tencionando fomentar práticas de linguagem escrita no ambiente digital através de sessões colaborativas de planejamento, tradução e reescrita.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALLEN, N. et al. What Experienced Collaborators Say About Collaborative Writing. Iowa State Journal of Business and Technical Communication, [s.l.], v. 1, n. 2, p. 70-90, set. 1987. Disponí­vel em: https://doi.org/10.1177/105065198700100206. Acesso em: 14 mai. 2019.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 12 ed. São Paulo: HUCITEC, 2006.

BEAL, V. Cloud-based. Disponí­vel em: https://www.webopedia.com/TERM/C/cloud_based.html. Acesso em: 14 mai. 2019.

BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasí­lia: MEC, 2018. Disponí­vel em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 29 abr. 2019.

BRASIL. Resolução N.º 3 de 20 de novembro de 2018 – Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasí­lia, 2018. Disponí­vel em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file. Acesso em: 08 mai. 2019.

DAMIANI, M. F. Sobre pesquisas do tipo intervenção. In: XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2012, Campinas. E-book... Campinas: UNICAMP, 2012. p. 2882-2890. Disponí­vel em: http://endipe.pro.br/ebooks-2012/2345b.pdf. Acesso em: 08 mai. 2019.

DAMIANI, M. F., et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 2, n. 45, p. 57-67, maio/agosto, 2013. Disponí­vel em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/3822. Acesso em 08 mai. 2019.

ELLIS, R. Understanding second language acquisition. 2 ed. Oxford: Oxford University Press, 2015.

FLOWER, L.; HAYES, J. R. A cognitive process theory of writing. College Composition and Communication, [s.l.], v. 32, n. 4, p. 365-387, dez. 1981. Disponí­vel em: https://pdfs.semanticscholar.org/e447/bb67c5341f06be588106853db4975ae514a4.pdf?_ga=2.221465628.580178132.1570491104-1891392481.1570491104. Acesso em: 04 mai. 2018.

FUNG, Y. M. The nature and dynamics of collaborative writing in a Malaysian tertiary ESL setting. 2006. 264f. Tese (Doutorado em Filosofia em Linguí­stica Aplicada). Massey University, New Zealand, 2006.

GODWIN-JONES, R. Second language writing online: an update. Language Learning & Technology, Hawaii, v. 22, n. 1, p. 1-15, feb. 2018. Disponí­vel em: https://scholarspace.manoa.hawaii.edu/bitstream/10125/44574/1/22_01_godwin-jones.pdf. Acesso em: 02 mai. 2018.

HYLAND, M. Writing texts types: a practical journal. Austrália: R.I.C Publications, 2009.

IFRN. Organização didática do IFRN – Aprovada pela Resolução 38/2012-CONSUP/IFRN, de 21 de março de 2012. Natal, IFRN: 2012. Disponí­vel em: http://portal.ifrn.edu.br/ifrn/institucional/projeto-politico-pedagogico-1/lateral/menu-1/volume-3-organizacao-didatica. Acesso em: 05 mai. 2018.

IFRN. Projeto pedagógico do curso técnico de ní­vel médio em informática na forma integrada, presencial – Projeto aprovado pela Resolução N.º 38/2012-CONSUP/IFRN, de 26 de março de 2012. Natal: IFRN, 2012. Disponí­vel em: http://portal.ifrn.edu.br/campus/novacruz/arquivos/projeto-pedagogico-tec-integrado-em-informatica. Acesso em: 05 mai. 2018.

LANTOLF, J. P.; THORNE, S. L. Sociocultural theory and second language learning. In: VAN PATTEN, B.; WILLIAMS, J. (Ed.). Theories in second language acquisition. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2007, p. 197-220.

LIMA JÚNIOR, R. Ensino comunicativo da leitura e da escrita. In: CUNHA, A. G. da; MICCOLI, L. (Org.). Faça a diferença: ensinar lí­nguas estrangeiras na educação básica. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial. 2016, p. 120-141.

LIMA, M. R. R.; ROSTAS, M. H. S. G. Interfaces da aprendizagem numa perspectiva bakhtiniana & vygotskyana. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇíO, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC-PR, 2015, p. 10751-10766. Disponí­vel em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19015_10528.pdf. Acesso em: 06 mai. 2018.

MAGALHíES, M. C. C.; OLIVEIRA, W. Vygotsky e Bakhtin/Volochinov: dialogia e alteridade. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n.5, p.103-115, 1º semestre 2011. Disponí­vel em: https://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/4749. Acesso em: 05 mai. 2018.

MARCHENKOVA, L. A. Interpreting Dialogue: Bakhtin"™s Theory and Second Language Learning. 2005. 153 f. Tese (Doutorado em Filosofia). Ohio State University, Ohio, 2005.

NOGUEIRA, M. O. Olhares bakhtiniano e vygotskiano: contribuições teóricas í s pesquisas em contextos pedagógicos. Revista Percursos Linguí­sticos, Vitória, v. 4, n. 9, p. 82-92, 2014. Disponí­vel em: http://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/8789. Acesso em: 05 mai. 2018.

EDMUNDO, E. S.; PAULA, D. J. de. O ensino de lí­ngua inglesa sob a concepção dialógica de lí­ngua: que conteúdos privilegiar. Revista X, v. 1, p. 25-33, 30 jun. 2008. Disponí­vel em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/13094/9482. Acesso em: 04 mai. 2018.

RACELIS, J. V.; MATSUDA, P. K. Integrating process and genre into the second language writing classroom: research into practice. Language Teaching, [s.l.], v. 46, n. 3, p. 382-393, 5 jun. 2013.

SMITH, B. L.; MACGREGOR, J. T. What is collaborative learning? In: GOODSELL, A. et al.: Collaborative learning: a sourcebook for higher education. [s.l.]: National center on postsecondary teaching, learning, and assessment at Pennsylvania State University. 1992, p. 10-30.

STROBL, C. Affordances of web 2.0 technologies for collaborative advanced writing in a foreign language. Calico Journal, [s.l.], v. 31, n. 1, p. 1-18, 31 jan. 2014. Disponí­vel em: https://journals.equinoxpub.com/CALICO/article/viewFile/22799/18823. Acesso em: 05 mai. 2018.

YEH, H. Exploring how collaborative dialogues facilitate synchronous collaborative writing. Language Learning & Technology, Hawaii, v. 18, n. 1, p. 23-37, feb. 2014. Disponí­vel em: https://scholarspace.manoa.hawaii.edu/bitstream/10125/44348/1/18_01_action2.pdf. Acesso em: 05 mai. 2018.

YIM, S.; WARSCHAUER, M. Web-based collaborative writing in L2 contexts: methodological insights from text mining. Language Learning & Technology, Hawaii, v. 21, n. 1, p. 146-165, feb. 2017. Disponí­vel em: https://pdfs.semanticscholar.org/eecc/88ae5360275d505c438309523979f23ba1a1.pdf. Acesso em: 04 mai. 2018.

Téléchargements

Publiée

2019-12-20

Comment citer

DANTAS, S. G. M. .; LIMA, S. de C. . A escrita colaborativa no Google Docs: uma proposta de ensino do gênero textual factual recount no ensino técnico de ní­vel médio integrado. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 157–176, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/526. Acesso em: 20 sept. 2024.