A escrita colaborativa no Google Docs: uma proposta de ensino do gênero textual factual recount no ensino técnico de nível médio integrado
Mots-clés :
Escrita colaborativa online, Google Docs, Base Nacional Comum CurricularRésumé
Este artigo objetiva apresentar uma proposta de ensino de escrita do gênero textual factual recount através Google Docs, para o contexto de cursos técnicos de nível médio integrado. Quanto à base teórico-metodológica, buscamos aproximar a Teoria Sociocultural e a Aprendizagem de Segunda Língua (LANTOLF; THORNE, 2006) do conceito de diálogo (BAKHTIN, 2006), assim como amparamo-nos na Teoria de Escrita Processual (FLOWER; HAYES, 1981), e na abordagem da Escrita Colaborativa Online (YIM; WARSCHAUER, 2017). Ademais, refletimos sobre os documentos norteadores para o Ensino Médio Técnico, as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática. A pesquisa resultou no desenho de uma sugestão de ensino complementar para a disciplina de Língua Inglesa, tencionando fomentar práticas de linguagem escrita no ambiente digital através de sessões colaborativas de planejamento, tradução e reescrita.
Téléchargements
Références
ALLEN, N. et al. What Experienced Collaborators Say About Collaborative Writing. Iowa State Journal of Business and Technical Communication, [s.l.], v. 1, n. 2, p. 70-90, set. 1987. Disponível em: https://doi.org/10.1177/105065198700100206. Acesso em: 14 mai. 2019.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 12 ed. São Paulo: HUCITEC, 2006.
BEAL, V. Cloud-based. Disponível em: https://www.webopedia.com/TERM/C/cloud_based.html. Acesso em: 14 mai. 2019.
BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 29 abr. 2019.
BRASIL. Resolução N.º 3 de 20 de novembro de 2018 – Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file. Acesso em: 08 mai. 2019.
DAMIANI, M. F. Sobre pesquisas do tipo intervenção. In: XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2012, Campinas. E-book... Campinas: UNICAMP, 2012. p. 2882-2890. Disponível em: http://endipe.pro.br/ebooks-2012/2345b.pdf. Acesso em: 08 mai. 2019.
DAMIANI, M. F., et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 2, n. 45, p. 57-67, maio/agosto, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/3822. Acesso em 08 mai. 2019.
ELLIS, R. Understanding second language acquisition. 2 ed. Oxford: Oxford University Press, 2015.
FLOWER, L.; HAYES, J. R. A cognitive process theory of writing. College Composition and Communication, [s.l.], v. 32, n. 4, p. 365-387, dez. 1981. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/e447/bb67c5341f06be588106853db4975ae514a4.pdf?_ga=2.221465628.580178132.1570491104-1891392481.1570491104. Acesso em: 04 mai. 2018.
FUNG, Y. M. The nature and dynamics of collaborative writing in a Malaysian tertiary ESL setting. 2006. 264f. Tese (Doutorado em Filosofia em Linguística Aplicada). Massey University, New Zealand, 2006.
GODWIN-JONES, R. Second language writing online: an update. Language Learning & Technology, Hawaii, v. 22, n. 1, p. 1-15, feb. 2018. Disponível em: https://scholarspace.manoa.hawaii.edu/bitstream/10125/44574/1/22_01_godwin-jones.pdf. Acesso em: 02 mai. 2018.
HYLAND, M. Writing texts types: a practical journal. Austrália: R.I.C Publications, 2009.
IFRN. Organização didática do IFRN – Aprovada pela Resolução 38/2012-CONSUP/IFRN, de 21 de março de 2012. Natal, IFRN: 2012. Disponível em: http://portal.ifrn.edu.br/ifrn/institucional/projeto-politico-pedagogico-1/lateral/menu-1/volume-3-organizacao-didatica. Acesso em: 05 mai. 2018.
IFRN. Projeto pedagógico do curso técnico de nível médio em informática na forma integrada, presencial – Projeto aprovado pela Resolução N.º 38/2012-CONSUP/IFRN, de 26 de março de 2012. Natal: IFRN, 2012. Disponível em: http://portal.ifrn.edu.br/campus/novacruz/arquivos/projeto-pedagogico-tec-integrado-em-informatica. Acesso em: 05 mai. 2018.
LANTOLF, J. P.; THORNE, S. L. Sociocultural theory and second language learning. In: VAN PATTEN, B.; WILLIAMS, J. (Ed.). Theories in second language acquisition. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2007, p. 197-220.
LIMA JÚNIOR, R. Ensino comunicativo da leitura e da escrita. In: CUNHA, A. G. da; MICCOLI, L. (Org.). Faça a diferença: ensinar línguas estrangeiras na educação básica. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial. 2016, p. 120-141.
LIMA, M. R. R.; ROSTAS, M. H. S. G. Interfaces da aprendizagem numa perspectiva bakhtiniana & vygotskyana. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇíO, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC-PR, 2015, p. 10751-10766. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19015_10528.pdf. Acesso em: 06 mai. 2018.
MAGALHíES, M. C. C.; OLIVEIRA, W. Vygotsky e Bakhtin/Volochinov: dialogia e alteridade. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n.5, p.103-115, 1º semestre 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/4749. Acesso em: 05 mai. 2018.
MARCHENKOVA, L. A. Interpreting Dialogue: Bakhtin"™s Theory and Second Language Learning. 2005. 153 f. Tese (Doutorado em Filosofia). Ohio State University, Ohio, 2005.
NOGUEIRA, M. O. Olhares bakhtiniano e vygotskiano: contribuições teóricas í s pesquisas em contextos pedagógicos. Revista Percursos Linguísticos, Vitória, v. 4, n. 9, p. 82-92, 2014. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/8789. Acesso em: 05 mai. 2018.
EDMUNDO, E. S.; PAULA, D. J. de. O ensino de língua inglesa sob a concepção dialógica de língua: que conteúdos privilegiar. Revista X, v. 1, p. 25-33, 30 jun. 2008. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/13094/9482. Acesso em: 04 mai. 2018.
RACELIS, J. V.; MATSUDA, P. K. Integrating process and genre into the second language writing classroom: research into practice. Language Teaching, [s.l.], v. 46, n. 3, p. 382-393, 5 jun. 2013.
SMITH, B. L.; MACGREGOR, J. T. What is collaborative learning? In: GOODSELL, A. et al.: Collaborative learning: a sourcebook for higher education. [s.l.]: National center on postsecondary teaching, learning, and assessment at Pennsylvania State University. 1992, p. 10-30.
STROBL, C. Affordances of web 2.0 technologies for collaborative advanced writing in a foreign language. Calico Journal, [s.l.], v. 31, n. 1, p. 1-18, 31 jan. 2014. Disponível em: https://journals.equinoxpub.com/CALICO/article/viewFile/22799/18823. Acesso em: 05 mai. 2018.
YEH, H. Exploring how collaborative dialogues facilitate synchronous collaborative writing. Language Learning & Technology, Hawaii, v. 18, n. 1, p. 23-37, feb. 2014. Disponível em: https://scholarspace.manoa.hawaii.edu/bitstream/10125/44348/1/18_01_action2.pdf. Acesso em: 05 mai. 2018.
YIM, S.; WARSCHAUER, M. Web-based collaborative writing in L2 contexts: methodological insights from text mining. Language Learning & Technology, Hawaii, v. 21, n. 1, p. 146-165, feb. 2017. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/eecc/88ae5360275d505c438309523979f23ba1a1.pdf. Acesso em: 04 mai. 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.