A escrita colaborativa no Google Docs: uma proposta de ensino do gênero textual factual recount no ensino técnico de ní­vel médio integrado

Autores

  • Sabrina Guedes Miranda Dantas
  • Samuel de Carvalho Lima

Palavras-chave:

Escrita colaborativa online, Google Docs, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma proposta de ensino de escrita do gênero textual factual recount através Google Docs, para o contexto de cursos técnicos de ní­vel médio integrado. Quanto à base teórico-metodológica, buscamos aproximar a Teoria Sociocultural e a Aprendizagem de Segunda Lí­ngua (LANTOLF; THORNE, 2006) do conceito de diálogo (BAKHTIN, 2006), assim como amparamo-nos na Teoria de Escrita Processual (FLOWER; HAYES, 1981), e na abordagem da Escrita Colaborativa Online (YIM; WARSCHAUER, 2017). Ademais, refletimos sobre os documentos norteadores para o Ensino Médio Técnico, as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática. A pesquisa resultou no desenho de uma sugestão de ensino complementar para a disciplina de Lí­ngua Inglesa, tencionando fomentar práticas de linguagem escrita no ambiente digital através de sessões colaborativas de planejamento, tradução e reescrita.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

DANTAS, S. G. M. .; LIMA, S. de C. . A escrita colaborativa no Google Docs: uma proposta de ensino do gênero textual factual recount no ensino técnico de ní­vel médio integrado. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 157–176, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/526. Acesso em: 21 nov. 2024.