Sequência didática para leitura de poema como contribuição ao ensino de Lí­ngua Portuguesa

Auteurs

  • Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi
  • Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda

Mots-clés :

Leitura de poema, Sequência didática, Ensino de lí­ngua portuguesa

Résumé

A marginalização do poema nas aulas de lí­ngua portuguesa é fato observado por vários pesquisadores, bem como o receio e a insegurança dos professores em trabalhar com esse gênero discursivo. Apesar desse contexto, o gênero tem sido dos mais frequentes em avaliações externas de leitura, como a Prova Brasil. Os livros didáticos não têm contribuí­do para a prática docente, pois, de modo geral, privilegiam os aspectos formais em detrimento da construção dos sentidos do poema, dos contextos sócio-históricos em que se inscrevem esses enunciados e das atitudes responsivas do leitor. Diante da necessidade de contribuir para uma abordagem mais adequada do poema em sala de aula, o objetivo deste artigo é apresentar uma sequência didática de leitura de poema, explicitando seus principais fundamentos teóricos e indicando o modo como contempla questões metodológicas fundamentais na leitura desse gênero e contribui para o desenvolvimento de habilidades de leitura. Fundamenta-se no conceito bakhtiniano de gênero discursivo, nas principais caracterí­sticas do gênero poema e na concepção sociocognitiva de leitura. Como resultado, oferece ao professor subsí­dios para a elaboração de atividades de leitura de poemas que os considere a partir de aspectos de suas dimensões sociocomunicativa, composicional verbal e não verbal, temática e estética. Ademais, contribui para um trabalho teoricamente bem fundamentado, exequí­vel em sala de aula, com os diferentes poemas que o professor selecionar.

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Publiée

2017-06-05

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LOPES-ROSSI, M. A. G.; RENDA, V. L. B. de S. . Sequência didática para leitura de poema como contribuição ao ensino de Lí­ngua Portuguesa. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 287–303, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/954. Acesso em: 5 oct. 2024.