Análise comparada de abordagens de livros didáticos para o ensino-aprendizagem do grego do Novo Testamento

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Mots-clés :

Abordagem e método, Material Didático, Grego Neotestamentário

Résumé

O livro didático exerce papel fundamental no ensino-aprendizagem de lí­nguas, principalmente nos casos em que serve como plano de ensino da lí­ngua. Por esse motivo, faz-se necessário analisar a abordagem dos livros didáticos disponibilizados, a fim de orientar os currí­culos das disciplinas de lí­nguas. Objetivamos, com este artigo, analisar dois livros didáticos, amplamente usados no Brasil, para o ensino do grego neotestamentário. Esse grego, também conhecido como koiné, tem sido objeto de interesse de estudantes de teologia, a fim de lerem o texto bí­blico na lí­ngua original. Para essa análise, nos fundamentamos, primordialmente, em Brown e Lee (2015) e Richards e Rodgers (2016), identificando as caracterí­sticas principais das abordagens e métodos para o ensino de lí­nguas. Ao final, concluí­mos que os materiais didáticos enfocam prioritariamente textos e/ou gramática, com abordagens diferenciadas no desenvolvimento das lições.

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Biographie de l'auteur

José Roberto Alves Barbosa, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Doutor em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Linguí­stica Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor e pesquisador da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), no Departamento de Linguagens e Ciências Humanas - (DLCH), atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL/UERN) e no Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UERN/Mossoró.

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Publiée

2020-06-30

Comment citer

BARBOSA, J. R. A. . Análise comparada de abordagens de livros didáticos para o ensino-aprendizagem do grego do Novo Testamento. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 7, n. 1, p. 53–80, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/2855. Acesso em: 5 oct. 2024.