Que futuros redesenhamos? Uma releitura do manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02011

Palavras-chave:

Pedagogia dos Multiletramentos, Base Nacional Comum Curricular, Tecnologias Digitais na Educação

Resumo

Neste artigo, propomos uma leitura tão minuciosa e atenta quanto possí­vel do manifesto programático A pedagogy of multiliteracies: designing social futures, publicado em 1996 e de autoria de dez autores e autoras de lí­ngua inglesa, num coletivo conhecido como New London Group. A importância do manifesto para a pesquisa e a educação brasileira é tal que ouvimos seus ecos em incontáveis teses e dissertações, relatórios, artigos cientí­ficos e mesmo na Base Nacional Comum Curricular, documento que pretende reger a educação no paí­s, atualmente. Aqui, tratamos de ler e de comentar o texto estrangeiro em vários de seus pontos, tendo os trinta anos passados em perspectiva, pensando no contexto brasileiro de 1990 para cá e considerando questões que vieram à tona muito recentemente, durante a pandemia da Covid-19. Trata-se aqui de um texto de cunho ensaí­stico, um exercí­cio de leitura, teoria e revisão, necessário de tempos em tempos, a fim de que possamos rever nossas adesões e seus eventuais efeitos. Nas considerações finais, assumimos nossa lentidão e nossas dificuldades em implementar mudanças ligadas í s tecnologias digitais na educação básica e mesmo à formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABIO, G. BNCC. Parte I. Algunos comentarios sobre sus origenes. Blog de Gonzalo Abio, 10 fev. 2020. Disponí­vel em: http://gonzaloabio-ele.blogspot.com/2020/02/bncc-parte-i-algunos-comentarios-sobre.html?fbclid=IwAR18K8Ljiq6rrlRtPWx9WrLqerKAWhWuJpdev9u3NjQSReAYHfkvgtWi_X4. Acesso em: 14 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Homologada. Brasí­lia: MEC, 2017. Disponí­vel em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 2 nov. 2019.

BUZATO, M. E. K. Letramentos digitais e formação de professores. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EDUCAREDE: EDUCAÇíO, INTERNET E OPORTUNIDADES, 3., São Paulo, 2006. Anais [...]. São Paulo, 2006, p. 1-14.

BUZATO, M. E. K. Tecnologia, espaciotemporalidade e educação: Contribuições dos estudos sobre Novos Letramentos para uma reflexão sobre EAD e Universidade no Brasil. In: SEMINíRIO SOBRE EDUCAÇíO A DISTÂNCIA DA FACULDADE DE EDUCAÇíO DA UNICAMP, 2. 2009, Campinas. Anais [...]. Campinas, 2009, p. 1-23.

BUZATO, M. E. K. Cultura digital e apropriação ascendente: apontamentos para uma educação 2.0. Educação em Revista, v. 26, n. 3, p. 283-303, dez. 2010. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a14.pdf. Acesso em: 13 abr. 2020.

CAZDEN, C. et al. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, p. 60-92, Spring 1996. Disponí­vel em: http://newarcproject.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+London+Group.pdf. Acesso em: 13 abr. 2020.

COSCARELLI, C. V. Hipertexto no cotidiano escolar: uma realidade possí­vel. Revista Brasileira de Linguí­stica Aplicada, v. 12, p. 205-207, 2012. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982012000100011. Acesso em: 13 abr. 2020.

COSCARELLI, C. V. (org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

COSCARELLI, C. V. Perspectivas culturais de uso de tecnologias digitais e a educação. Revista Brasileira de Alfabetização (ABAlf), v. 1, n. 8, p. 33-56, jul./dez. 2018. Disponí­vel em: http://abalf.org.br/revistaeletronica/index.php/rabalf/article/view/293/211. Acesso em: 22 out. 2019.

KRESS, G. Literacy in the New Media Age. London/New York: Routledge, 2003.

PAIVA, V. L. M. de O. e. A pesquisa em linguagem e tecnologia na Universidade Federal de Minas Gerais. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 22, p. 921-941, abr. 2014. Disponí­vel em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/457/373. Acesso em: 14 abr. 2020.

PAIVA, V. L. M. de O. e. A pesquisa em linguagem, tecnologia e ensino de lí­ngua inglesa na região norte do Brasil: implicações para a formação de professores. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 12, n. 2, p. 80-97, 2019. Disponí­vel em: http://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16844/13605. Acesso em: 14 abr. 2020.

PINHEIRO, P. A. Sobre o Manifesto "a Pedagogy of multiliteracies: designing social futures" – 20 anos depois. Trabalhos em Linguí­stica Aplicada, v. 55, n. 2, p. 525-530, maio/ago. 2016. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000200525. Acesso em: 14 abr. 2020.

ROJO, R.; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

RIBEIRO, A. E. Escrever, hoje. Palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

RIBEIRO, A. E. Do fosso í s pontes: um ensaio sobre natividade digital, nativos Jr. e descoleções. Revista da Abralin, v. 18, n. 1, p. 01-24, 2019.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, v. 23, n. 31, p. 143-160, dez. 2002. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf. Acesso em: 14 abr. 2020.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

RIBEIRO, Ana Elisa. Que futuros redesenhamos? Uma releitura do manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 9, p. e02011, 2020. DOI: 10.22297/2316-17952020v09e02011. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2196. Acesso em: 13 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigo convidado

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.