Práticas escolares em debate: o trabalho com textos na fase inicial da escolarização

Autores

  • Rose Maria Leite de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Daiane Aparecida Cavalcante Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Sâmea Damásio da Mota Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Palavras-chave:

Práticas textuais, Ensino, Séries iniciais

Resumo

O texto, oral ou escrito, é uma legí­tima representação das atividades sociais humanas. Em seu processamento, um variado conjunto de conhecimentos, capacidades, usos e funções dão prova de que o sujeito aprendiz reflete sobre sua natureza desde muito cedo. Com base nos pressupostos de Marcuschi (1983), Koch e Elias (2009), Bronckart (1999), Schneuwly e Dolz (2004), Bakhtin (1992), Soares (2006), dentre outros, o presente artigo tem o objetivo de analisar e descrever as reflexões operadas no processo de produção textual, por aprendizes da lí­ngua materna, apontando para a necessidade de se explorar, na sala de aula, as noções de texto, de gênero e sua funcionalidade nas práticas lingüí­sticas cotidianas. Tal trabalho foi configurado a partir de uma investigação realizada com crianças do 2º ano do Ensino Fundamental que foram submetidas a diferentes tarefas de produção e análise de gêneros discursivos. Os resultados demonstraram que, para o domí­nio da lí­ngua materna, mesmo crianças em fase de alfabetização entendem o texto enquanto principal ferramenta responsável por efetivar as práticas de linguagem.

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Publicado

2012-12-05

Como Citar

OLIVEIRA, R. M. L. de .; CAVALCANTE, D. A. .; SILVA, S. D. da M. . Práticas escolares em debate: o trabalho com textos na fase inicial da escolarização. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 6–26, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1200. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores