Mediação docente no ensino de artigo de opinião com projeto didático de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02527

Palavras-chave:

Interacionismo Sociodiscursivo, Projeto Didático de Gênero, Produção Textual

Resumo

Este artigo analisa os efeitos da mediação docente em uma intervenção didática, desenvolvida por meio de um Projeto Didático de Gênero (PDG), sobre o desenvolvimento da competência argumentativa e das capacidades de linguagem de estudantes do Ensino Médio, à luz dos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e da Linguística Textual (LT). Fundamenta-se em uma pesquisa-ação qualitativa, realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Mato Grosso do Sul, que participaram de oficinas de leitura e produção do gênero artigo de opinião. A análise evidenciou avanços nas produções dos estudantes, quanto à situacionalidade, à organização composicional e ao uso de recursos linguístico-discursivos, revelando os efeitos da mediação docente na ampliação das capacidades de linguagem e confirmando a relevância do PDG como dispositivo didático que promove práticas de escrita socialmente situadas e reflexivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Piloneto, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestre em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e doutoranda em Letras na mesma instituição. É pesquisadora do grupo GETFOR – Gêneros Textuais/Discursivos e Formação de Professores. Atualmente, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Adair Vieira Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna na Université de Genève (UNIGE). Mestre em Filologia e Linguística Portuguesa pela UNESP. É Professor Titular da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atuando no Programa de Pós-graduação em Letras. É líder do grupo de pesquisa GETFOR – Gêneros Textuais/Discursivos e Formação de Professores e membro dos seguintes grupos de pesquisa: Diale - Diálogos Linguísticos e Ensino: saberes e práticas (UENP); ALTER: Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas relações (USP). É membro do grupo de pesquisa Multiletramentos, coordenado pelo Professor Petrilson Pinheiro (UNICAMP). 

Referências

ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2003.

ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010.

ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2018.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 20 mar. 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Relatório de Resultados do Saeb 2021: Volume 1. Brasília: INEP, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2021/resultados/relatorio_de_resultados_do_saeb_2021_volume_1.pdf. Acesso em: 17 ago. 2025.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Escalas de Proficiência do Saeb. Brasília: INEP, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/escalas_de_proficiencia_do_saeb.pdf. Acesso em: 17 ago. 2025.

BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 3. ed. Campinas: Mercado de Letras, 1999.

BRONCKART, J.-P. Texto e discurso: uma abordagem sociolinguística. Tradução de Anna Rachel Machado et al. São Paulo: Contexto, 2006.

BULGRAEN, V. C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, v. 1, n. 4, ago./dez. 2010. Disponível em https://mediandoafetividade.blogspot.com/2013/09/o-papel-do-professor-e-sua-mediacao-nos.html. Acesso em: 10 jun. 2025.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

GUIMARÃES, L. C.; KERSCH, D. R. Projeto didático de gênero: da teoria à prática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

KOCH, I. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Contexto, 2004.

KOCH, I. V. A coerência textual. 17. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

KOCH, I. V. Descrição, narração e dissertação: modos de organização do texto. 17. ed. São Paulo: Contexto, 2020.

KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Contexto, 2003.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1934 [1989].

Downloads

Publicado

21-11-2025

Como Citar

PILONETO, Adriana; GONÇALVES, Adair Vieira. Mediação docente no ensino de artigo de opinião com projeto didático de gênero. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 14, p. e02527, 2025. DOI: 10.22297/2316-17952025v14e02527. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/7446. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.