Mediação docente no ensino de artigo de opinião com projeto didático de gênero
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02527Palavras-chave:
Interacionismo Sociodiscursivo, Projeto Didático de Gênero, Produção TextualResumo
Este artigo analisa os efeitos da mediação docente em uma intervenção didática, desenvolvida por meio de um Projeto Didático de Gênero (PDG), sobre o desenvolvimento da competência argumentativa e das capacidades de linguagem de estudantes do Ensino Médio, à luz dos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e da Linguística Textual (LT). Fundamenta-se em uma pesquisa-ação qualitativa, realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Mato Grosso do Sul, que participaram de oficinas de leitura e produção do gênero artigo de opinião. A análise evidenciou avanços nas produções dos estudantes, quanto à situacionalidade, à organização composicional e ao uso de recursos linguístico-discursivos, revelando os efeitos da mediação docente na ampliação das capacidades de linguagem e confirmando a relevância do PDG como dispositivo didático que promove práticas de escrita socialmente situadas e reflexivas.
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