Práticas de letramento acadêmico: uma análise das condições de produção da escrita em cursos de graduação

Authors

  • Elizabeth Maria da Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Maria Lúcia Castanheira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Keywords:

Contextos acadêmicos, Escrita, Práticas de letramento

Abstract

Neste artigo, objetiva-se examinar as condições em que a escrita acadêmica é solicitada em cursos de graduação e compreender os significados das práticas dessa escrita a partir da visão de estudantes. Para tanto, examinam-se registros de transcrições de entrevistas semiestruturadas que integram um banco de dados relativos a uma pesquisa mais ampla, desenvolvida a partir de uma abordagem etnográfica, da qual participaram professores e alunos dos cursos de Pedagogia e Psicologia, de uma universidade federal brasileira. Fundamentada nos conceitos de eventos, práticas de letramento, letramentos acadêmicos e gêneros do discurso, a análise evidencia que há uma demanda de variada gama de "gêneros do discurso" aos alunos, e que essa produção apresenta caracterí­sticas de práticas de letramento escolarizadas. Ainda há muitos desafios no trabalho com gêneros em contextos acadêmicos.

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Published

2019-12-20

How to Cite

SILVA, E. M. da; CASTANHEIRA, M. L. . Práticas de letramento acadêmico: uma análise das condições de produção da escrita em cursos de graduação. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 2–21, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/519. Acesso em: 13 nov. 2024.