As listas e o efeito de apagamento enunciativo nos livros didáticos de filosofia
Palabras clave:
Listas, Livros didáticos de filosofia, Posturas enunciativas, Responsabilidade enunciativa, Apagamento enunciativoResumen
O presente artigo discute a questão das listas – fenômeno ainda pouco estudado no campo das Ciências da Linguagem –, destacando sua utilidade como ferramenta de análise de discursos. Já na introdução, apresentamos o quadro teórico da análise comparativa de discursos, domínio que norteou nossa pesquisa de doutorado, da qual as análises aqui expostas são oriundas. Em seguida, na seção 2, apresentamos o estágio atual do estudo das listas, partindo dos estudos de Paveau e Rosier (2009) e Rabatel (2013). A seção 3, por sua vez, é dedicada à apresentação de algumas noções mobilizadas na análise das listas, a saber as noções de ponto de vista (PDV) (RABATEL, 2016 [2008], 2011a), posturas enunciativas (RABATEL, 2016 [2007], 2015, 2006), responsabilidade enunciativa (RABATEL, 2016 [2008]; VION, 2011) e apagamento enunciativo (PHILIPPE, 2002; VION, 2001). Na seção 4, apresentamos as análises propriamente ditas. Mostramos, com base num corpus de livros didáticos de filosofia publicados recentemente no Brasil, como seus autores se servem das listas para, de certa forma, apagarem-se de seus discursos, criando uma distância entre eles mesmos e suas afirmações. Ao final do artigo, na seção 5, discutimos como essa "estratégia" de apagamento enunciativo – entre aspas, pois nem sempre se trata de uma atitude consciente – está ligada à cultura pedagógica do enciclopedismo, ainda bastante recorrente nos livros didáticos de filosofia no Brasil.Descargas
Citas
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