A representação do inglês/lí­ngua estrangeira como "matéria escolar" e alguns de seus efeitos nas práticas pedagógicas

Autores/as

  • Laura Fortes Universidade de São Paulo (FAPESP)

Palabras clave:

Representação, Lí­ngua inglesa, Práticas pedagógicas

Resumen

Em nossa pesquisa de Mestrado, analisamos as concepções de "erro" no dizer de professores de inglês/lí­ngua estrangeira atuando em uma escola pública e em uma escola de idiomas. O estudo da materialidade linguí­stica desses enunciados pela perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso de linha pecheutiana permitiu o delineamento de duas representações predominantes: a da lí­ngua inglesa como gramática e a da lí­ngua como instrumento de comunicação. Neste artigo, nos dedicaremos especialmente à análise da representação do inglês/lí­ngua estrangeira como "matéria escolar", que interpretamos em nossa pesquisa como um desdobramento da representação da lí­ngua como gramática. Nossa análise discursiva da representação da lí­ngua inglesa como matéria escolar procurou mostrar como o "erro" é geralmente significado num espaço de interdição para o sujeito, ou seja, significa um "desvio" pelo qual a norma é definida e reforçada e passa a ser desejada pelo sujeito como o ideal a ser alcançado. Concluí­mos que, ao funcionar no imaginário do sujeito-professor, essa representação opera na regulação dos sentidos e dos processos identitários produzidos em sua relação com a lí­ngua, com as práticas pedagógicas e com o sujeito-aprendiz.

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Publicado

2014-06-05

Cómo citar

FORTES, L. . A representação do inglês/lí­ngua estrangeira como "matéria escolar" e alguns de seus efeitos nas práticas pedagógicas. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 27–, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1340. Acesso em: 23 nov. 2024.