De amor e sexo: representações masculinas e femininas em letras de canções de forró
Palabras clave:
Forró, Representações de gênero, Linguística Sistêmico-FuncionalResumen
O presente artigo tem como objetivo discutir representações masculinas e femininas em letras de canções de forró eletrônico executadas por duas das maiores bandas do gênero no contexto do nordeste brasileiro, Comendo Água, de Aviões do Forró, e Senta que é de Menta, de Cavaleiros do Forró, que são analisadas à luz do Sistema de Modo da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1994). A análise das letras de música permitiu identificar não apenas o conteúdo das letras, mas também o tipo de linguagem utilizada e as formas de interação e feedback entre os interlocutores. Das informações obtidas, o tipo de relação de poder existente entre os agentes das interações, através da análise das escolhas lexicais, possibilitou a identificação dos agentes masculinos, "voz" predominante nas letras das canções de forró. Ao obter uma percepção mais detalhada destes, foi possível, por oposição, estabelecer quem são os agentes femininos e como estão representados nas letras de música analisadas. A análise de Modo, por sua vez possibilitou revelar os padrões de relações de submissão, que devem ser consideradas no desvelar das representações femininas na análise de letras de qualquer gênero musical.
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