Ensino de língua portuguesa do ponto de vista da enunciação: uma proposta didática a partir da Análise Dialógica do Discurso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02312

Palabras clave:

Língua Portuguesa, Enunciação, Ensino

Resumen

A presença da análise dialógica do discurso no ensino de língua portuguesa implica o trabalho com enunciados concretos, com a língua viva, em circulação no âmbito social. Diante da emergência de uma reforma no ensino de língua portuguesa que ultrapasse a abordagem de questões gramaticais em frases isoladas, objetivamos, neste trabalho, apresentar elementos teóricos e práticos e refletir sobre um ensino do ponto de vista da enunciação. Para isso, buscamos compreender questões como a alteridade dialógica, o uso de gêneros do discurso e o ensino de gramática sob o viés da enunciação, aspectos discutidos por autores como Volóchinov (2018), Sobral e Giacomelli (2016; 2021) e Guimarães (2021). Metodologicamente, utilizamos a pesquisa bibliográfica e recorremos a Volóchinov e a estudiosos bakhtinianos a fim de construir uma proposta didática para o ensino de língua portuguesa da perspectiva enunciativa. Não nos cabe aqui questionar os estudos tomados como base por não ser este o objetivo do trabalho. Este trabalho pretende contribuir com a reflexão sobre o ensino de língua portuguesa, bem como a promoção de mudanças práticas de modo que os alunos compreendam que, mais do que uma disciplina escolar, a língua portuguesa é uma língua de comunicação, em constante desenvolvimento, e que compreendê-la e fazer-se compreender a partir dela os tornam sujeitos críticos e autônomos no mundo em que vivem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emanuele Krewer, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Carolina Pantoja Soares, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Adail Sobral, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Coordenador do Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande (PPGL-FURG). Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - PQ2 – CNPq.

Citas

CLERISI, G. D. S. A prática de análise linguística em uma concepção de educação dialógica alteritária. In: PEREIRA, R. A. COSTA-HÜBES, T. C. (org.). Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. p. 247-280.

GUIMARÃES, F. T. B. Uma interface entre os novos estudos do letramento e a concepção de gêneros do discurso: parâmetros para uma pedagogia dialógica alteritária na educação básica. 2021. 353 f. Tese (Doutorado) - Curso de Letras, Associação Ampla do Centro Universitário Ritter dos Reis/Laureate, Universidade de Caxias do Sul, Porto Alegre, 2021.

MOSER, A. NAUROSKI, E. A. LOPES, L. F. PETRACCA, R. Ética, estética e educação. Curitiba: InterSaberes, 2019.

POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras/ Associação de Leitura do Brasil, 1996.

SOBRAL, A. Gêneros discursivos, posição enunciativa e dilemas da transposição didática: novas reflexões: Letras de Hoje, v. 46, n. 1, p. 37–45, 2011.

SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso – ADD. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1076–1094, 2016.

SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Por uma proposta de educação dialógica alteritária. Línguas & Letras. p. 21-49, 2020).

SOBRAL, A. GIACOMELLI, K. A prática de análise linguística em uma concepção de educação dialógica alteritária. In: PEREIRA, R. A. COSTA-HÜBES, T. C. (org.). Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. p. 133-156.

SOBRAL, A.; GUIMARÃES, F. T.; GIACOMELLI, K. Propostas para uma perspectiva dialógica alteritária em produção textual a partir da BNCC. Línguas & Letras, v. 23, n. 55, p. 53-75, 2022.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico nas ciências da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018. 376.

Publicado

2023-07-10

Cómo citar

KREWER, E.; SOARES, C. P.; SOBRAL, A. Ensino de língua portuguesa do ponto de vista da enunciação: uma proposta didática a partir da Análise Dialógica do Discurso. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02312, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02312. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4743. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.