Ensino de língua portuguesa do ponto de vista da enunciação: uma proposta didática a partir da Análise Dialógica do Discurso
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02312Palabras clave:
Língua Portuguesa, Enunciação, EnsinoResumen
A presença da análise dialógica do discurso no ensino de língua portuguesa implica o trabalho com enunciados concretos, com a língua viva, em circulação no âmbito social. Diante da emergência de uma reforma no ensino de língua portuguesa que ultrapasse a abordagem de questões gramaticais em frases isoladas, objetivamos, neste trabalho, apresentar elementos teóricos e práticos e refletir sobre um ensino do ponto de vista da enunciação. Para isso, buscamos compreender questões como a alteridade dialógica, o uso de gêneros do discurso e o ensino de gramática sob o viés da enunciação, aspectos discutidos por autores como Volóchinov (2018), Sobral e Giacomelli (2016; 2021) e Guimarães (2021). Metodologicamente, utilizamos a pesquisa bibliográfica e recorremos a Volóchinov e a estudiosos bakhtinianos a fim de construir uma proposta didática para o ensino de língua portuguesa da perspectiva enunciativa. Não nos cabe aqui questionar os estudos tomados como base por não ser este o objetivo do trabalho. Este trabalho pretende contribuir com a reflexão sobre o ensino de língua portuguesa, bem como a promoção de mudanças práticas de modo que os alunos compreendam que, mais do que uma disciplina escolar, a língua portuguesa é uma língua de comunicação, em constante desenvolvimento, e que compreendê-la e fazer-se compreender a partir dela os tornam sujeitos críticos e autônomos no mundo em que vivem.
Descargas
Citas
CLERISI, G. D. S. A prática de análise linguística em uma concepção de educação dialógica alteritária. In: PEREIRA, R. A. COSTA-HÜBES, T. C. (org.). Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. p. 247-280.
GUIMARÃES, F. T. B. Uma interface entre os novos estudos do letramento e a concepção de gêneros do discurso: parâmetros para uma pedagogia dialógica alteritária na educação básica. 2021. 353 f. Tese (Doutorado) - Curso de Letras, Associação Ampla do Centro Universitário Ritter dos Reis/Laureate, Universidade de Caxias do Sul, Porto Alegre, 2021.
MOSER, A. NAUROSKI, E. A. LOPES, L. F. PETRACCA, R. Ética, estética e educação. Curitiba: InterSaberes, 2019.
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras/ Associação de Leitura do Brasil, 1996.
SOBRAL, A. Gêneros discursivos, posição enunciativa e dilemas da transposição didática: novas reflexões: Letras de Hoje, v. 46, n. 1, p. 37–45, 2011.
SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso – ADD. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1076–1094, 2016.
SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Por uma proposta de educação dialógica alteritária. Línguas & Letras. p. 21-49, 2020).
SOBRAL, A. GIACOMELLI, K. A prática de análise linguística em uma concepção de educação dialógica alteritária. In: PEREIRA, R. A. COSTA-HÜBES, T. C. (org.). Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. p. 133-156.
SOBRAL, A.; GUIMARÃES, F. T.; GIACOMELLI, K. Propostas para uma perspectiva dialógica alteritária em produção textual a partir da BNCC. Línguas & Letras, v. 23, n. 55, p. 53-75, 2022.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico nas ciências da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018. 376.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Diálogo das Letras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.