Discussão do texto literário como ferramenta de ensino de E/LE em disciplinas do curso de Letras-Espanhol: propostas de componente curricular

Autores/as

  • Regiane Santos Cabral de Paiva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Palabras clave:

Programa de disciplina, Metodologia, Texto literário

Resumen

Em pesquisa realizada no curso de Letras/Espanhol da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), constatamos, por meio de análise de Programas Gerais de Componente Curricular (PGCC), que nos programas destinados à metodologia não há lugar para a discussão do Texto Literário (TL) como ferramenta de ensino-aprendizagem de lí­ngua espanhola. Para a discussão sobre planejamento, nos apoiamos em Haydt (2006), Masseto (1997) e Libâneo (2008) e sobre o TL para o ensino, em Mendoza Fillola (2002, 2007) e Albadalejo (2007). Diante das nossas constatações, nosso desafio consiste em propor uma reflexão para os programas das disciplinas de formação metodológica que fazem parte da matriz curricular do curso de Letras/Espanhol. Para isso, apresentamos dois PGCC onde sugerimos uma nova perspectiva para os seus objetivos e, principalmente, para os conteúdos, possibilitando a inclusão do TL como ferramenta para o ensino e aprendizagem do Espanhol Lí­ngua Estrangeira (E/LE) sem excluir os outros gêneros discursivos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALBADALEJO, M. D. G. Cómo llevar la literatura al aula de ele: de la teorí­a a la Práctica. In: MarcoELE. Revista de didáctica ELE. Nº 5, 2007. Disponí­vel em: <https://marcoele.com/como-llevar-la-literatura-al-aula-de-ele-de-la-teoria-a-la-practica/ >. Acesso em: 29 mai. 2019.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de lí­nguas. Campinas, SP: Pontes, 1993.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasí­lia: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e TecnológicaLí­ngua estrangeira, 1998. Disponí­vel em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2012.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias- PCNEM (Parte II). Brasí­lia: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2000. Disponí­vel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2012.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). Linguagens, códigos e suas tecnologias. v. 1. Brasí­lia: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. Disponí­vel no portal do MEC em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2012.

SECRETARIA DE EDUCAÇíO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias- PCNEM (Parte II). Brasí­lia: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2000. Disponí­vel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2012.

SECRETARIA DE EDUCAÇíO FUNDAMENTAL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). Linguagens, códigos e suas tecnologias. v. 1. Brasí­lia: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. Disponí­vel no portal do MEC em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2012.

HAYDT, R.C. C. Curso de didática geral. 8 ed. São Paulo: ítica, 2006.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2008.

MASSETO, M. T. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1997.

MENDOZA FILLOLA, A. La utilización de materiales literarios en la enseñanza de lenguas extranjeras. in: GUILLÉN, C. Lenguas para abrir camino. Madrid: Ministerio de Educación, Ciencia Y Deporte. Aulas de verano. Instituto Superior de Formación del Profesorado. p. 113-166, 2002.

MENDOZA FILLOLA, A. Materiales literarios en el aprendizaje de lengua extranjera. Barcelona: I.C.E. Universitat de Barcelona, 2007.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO/GAERI. Quadro Europeu Comum de Referência para as Lí­nguas - Aprendizagem, ensino, avaliação. Tradução: Maria Joana Pimentel do Rosário Nuno Verdial Soares. Porto: Edições ASA, 2001.

TENORIO, P.; REYSíBAL, M. V. El aprendizaje significativo de la literatura. Madrid: La Muralla, S.A., 1992.

VILAÇA, M. L. C. O material didático no ensino de lí­ngua estrangeira: definições, modalidades e papéis (UNIGRANRIO). Revista eletrônica do Instituto de Humanidades. V.VIII, Nº XXX, p. 1-14, jul./set. 2009. Disponí­vel em: <http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/reihm/article/viewFile/653/538>. Acesso em: 08 out. 2018.

Publicado

2019-12-20

Cómo citar

PAIVA, R. S. C. de. Discussão do texto literário como ferramenta de ensino de E/LE em disciplinas do curso de Letras-Espanhol: propostas de componente curricular. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 140–156, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/525. Acesso em: 21 nov. 2024.