Discussão do texto literário como ferramenta de ensino de E/LE em disciplinas do curso de Letras-Espanhol: propostas de componente curricular
Mots-clés :
Programa de disciplina, Metodologia, Texto literárioRésumé
Em pesquisa realizada no curso de Letras/Espanhol da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), constatamos, por meio de análise de Programas Gerais de Componente Curricular (PGCC), que nos programas destinados à metodologia não há lugar para a discussão do Texto Literário (TL) como ferramenta de ensino-aprendizagem de língua espanhola. Para a discussão sobre planejamento, nos apoiamos em Haydt (2006), Masseto (1997) e Libâneo (2008) e sobre o TL para o ensino, em Mendoza Fillola (2002, 2007) e Albadalejo (2007). Diante das nossas constatações, nosso desafio consiste em propor uma reflexão para os programas das disciplinas de formação metodológica que fazem parte da matriz curricular do curso de Letras/Espanhol. Para isso, apresentamos dois PGCC onde sugerimos uma nova perspectiva para os seus objetivos e, principalmente, para os conteúdos, possibilitando a inclusão do TL como ferramenta para o ensino e aprendizagem do Espanhol Língua Estrangeira (E/LE) sem excluir os outros gêneros discursivos.Téléchargements
Références
ALBADALEJO, M. D. G. Cómo llevar la literatura al aula de ele: de la teoría a la Práctica. In: MarcoELE. Revista de didáctica ELE. Nº 5, 2007. Disponível em: <https://marcoele.com/como-llevar-la-literatura-al-aula-de-ele-de-la-teoria-a-la-practica/ >. Acesso em: 29 mai. 2019.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes, 1993.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e TecnológicaLíngua estrangeira, 1998. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2012.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias- PCNEM (Parte II). Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2012.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). Linguagens, códigos e suas tecnologias. v. 1. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. Disponível no portal do MEC em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2012.
SECRETARIA DE EDUCAÇíO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias- PCNEM (Parte II). Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2012.
SECRETARIA DE EDUCAÇíO FUNDAMENTAL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). Linguagens, códigos e suas tecnologias. v. 1. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. Disponível no portal do MEC em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2012.
HAYDT, R.C. C. Curso de didática geral. 8 ed. São Paulo: ítica, 2006.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2008.
MASSETO, M. T. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1997.
MENDOZA FILLOLA, A. La utilización de materiales literarios en la enseñanza de lenguas extranjeras. in: GUILLÉN, C. Lenguas para abrir camino. Madrid: Ministerio de Educación, Ciencia Y Deporte. Aulas de verano. Instituto Superior de Formación del Profesorado. p. 113-166, 2002.
MENDOZA FILLOLA, A. Materiales literarios en el aprendizaje de lengua extranjera. Barcelona: I.C.E. Universitat de Barcelona, 2007.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO/GAERI. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação. Tradução: Maria Joana Pimentel do Rosário Nuno Verdial Soares. Porto: Edições ASA, 2001.
TENORIO, P.; REYSíBAL, M. V. El aprendizaje significativo de la literatura. Madrid: La Muralla, S.A., 1992.
VILAÇA, M. L. C. O material didático no ensino de língua estrangeira: definições, modalidades e papéis (UNIGRANRIO). Revista eletrônica do Instituto de Humanidades. V.VIII, Nº XXX, p. 1-14, jul./set. 2009. Disponível em: <http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/reihm/article/viewFile/653/538>. Acesso em: 08 out. 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.