Multimodalidade e argumentação em um anúncio publicitário veiculado no Instagram

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02413

Palabras clave:

Anúncio publicitário, Multimodalidade, Argumentação

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar os recursos multissemióticos e descrever o funcionamento semântico-argumentativo e enunciativo da modalização discursiva em um anúncio publicitário da Seara (@searabrasil), veiculado na rede social Instagram. Para fundamentar a investigação, adotou-se as abordagens Multimodalidade e Gramática do Design Visual, postulada por Kress e van Leeuwen (2006, 2021), Kress e van Leeuwen (2001), a Teoria da Argumentação na Língua, proposta por Ducrot e colaboradores (1987, 1989) e da Modalização Discursiva, conjecturada por Castilho e Castilho (2002), retomada por Nascimento e Silva (2012, 2022). O anúncio publicitário da Seara foi analisado por meio das metafunções representacional, com foco na estrutura narrativa; interativa, no contato visual; e composicional, no valor da informação e saliência. Também, o funcionamento semântico-argumentativo e enunciativo da modalização discursiva no anúncio supracitado. Com isso, constatamos a presença do modalizador epistêmico asseverativo que considera verdadeiro ou certo o conteúdo do enunciado. Os recursos multissemióticos têm função discursiva associada à linguagem verbal; portanto, no anúncio analisado, observamos que a imagem, acompanhada da linguagem verbal, é uma estratégia bastante utilizada pelos anunciantes como recursos argumentativos na busca da textualidade e, consequentemente, da persuasão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diones Bezerra de Souza, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGL/UERN/CAPF). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Regional do Cariri (PPGL/URCA). Membro do Grupo de Estudos em Semiótica, Discurso e Ensino (SEDE/UFCG/CNPq).

Maria Margarete Fernandes de Sousa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gêneros: Estudos Teóricos e Metodológicos - GETEME/PPGLin/UFC. É membro do GT da ANPOL de Linguística de Texto e Análise da Conversação e da Academia Cearense da Língua Portuguesa - ACLP, ocupando a cadeira 13, desde 2017.

Citas

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão; Revisão de Marina Appenzeller. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo, 2016. p. 11-69.

BARBOSA, M. V. L. M. Modalização e polifonia no gênero resenha acadêmica: um olhar apreciativo sobre a voz da ciência. 2015. 202 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Linguística, João Pessoa, 2015.

BEZEMER J.; MURTAGH, G.; COPE, A.; KRESS, G.; KNEEBONE, R. "Scissors, Please": The Practical Accomplishment of Surgical Work in the Operating Theater. Symbolic Interaction, v. 34, n. 3, p. 398 - 414, 2011. DOI: https://doi.org/10.1525/si.2011.34.3.398. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/10.1525/si.2011.34.3.398. Acesso em: 13 jun. 2024.

BEZEMER, J.; KRESS, G.; Touch: A resource for making meaning. Australian Journal of Language and Literacy, v. 37, n. 2, p. 77-85, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/BF03651935. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF03651935. Acesso em: 13 jun. 2024.

BEYAERT-GESLIN, A. A figura, o fundo e o abismo (Em homenagem ao Groupe μ). Estudos Semióticos, v. 11, n. 3, p. 69-76, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2015.111093. Disponível em: http://revistas.usp.br/esse. Acesso em: 18 jan. 2023.

BONINI, A. Os gêneros do jornal: o que aponta a literatura da área de comunicação do Brasil? Linguagem em (Dis)curso, v. 4, n. 1, p. 205-231, 2003. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/263. Acesso em: 13 jun. 2024.

CASTILHO, A. T.; CASTILHO, C. M. M. Advérbios modalizadores. In: ILARI, R. (org.). Gramática do português falado. v. 2. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2002. p. 213-260.

CARMELINO, A. C.; LINS, M. P. P. A multimodalidade sob o viés textual: análise de um gênero. Revista Letras, n. 92, p. 113-132, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v92i0.39211. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/letras/article/view/39211. Acesso em: 13 jun. 2024.

CARVALHO, N. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 1996.

CHARAUDEAU, P. Le discours propagandiste. In: CHARAUDEAU, P. Le français dans le monde, n. 182, p. 99-103, 1984. DOI: https://doi.org/10.4000/mots.6763. Disponível em: https://journals.openedition.org/mots/6763. Acesso em: 13 jun. 2024.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008.

CERVONI, J. A enunciação. São Paulo: Ática, 1989.

DIONISIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A.; GAYDECKZA, B.; BRITO, K. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 159-177.

DIONISIO, A. P.; VASCONCELOS L. J. de. Multimodalidade, gênero textual e leitura: múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola, 2013.

DUCROT, O. O dizer e o dito. Tradução de Eduardo Guimarães. Campinas: Pontes, 1987.

DUCROT, O. Argumentação e TOPOI argumentativos. Campinas: Pontes, 1989.

ELIAS, V. M. Estudos do texto, multimodalidade e argumentação: perspectivas. ReVEL, v. 14, n. 12, p. 191-206, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42200. Acesso em 13. jun. 2024.

GUALBERTO, C. L. Multimodalidade em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise a partir da semiótica social e da gramática do design visual. 2016. 181 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos). Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Faculdade de Letras, 2016.

GUALBERTO, C. L. Muito além das palavras: leituras multimodais a partir da semiótica social (org.). São Paulo: Pimenta Cultural, 2017.

GUALBERTO, C. L.; PIMENTA, S. Semiótica social, multimodalidade, análises, discursos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 2rd ed. Estados Unidos: Edward Arnold, 1994.

HODGE, R.; KRESS, G. R. Social Semiotics. London: Polity Press, 1988.

KRESS, G. R.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the Grammar of Visual Design. 2rd ed. New York: Routledge, 2006.

KRESS, G. R.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the Grammar of Visual Design. 3rd ed. New York: Routledge, 2021.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Edward Arnold, 2001.

KRESS, G. R. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2010.

KRESS, G. Semiotic work Applied Linguistics and a social semiotic account of Multimodality. AILA Review, v. 28, p. 49–71, 2015. DOI: https://doi.org/10.1075/aila.28.03kre. Disponível em: https://www.jbe-platform.com/content/journals/10.1075/aila.28.03kre. Acesso em: 10. abr. 2024.

KOCH, I. G. V. A inter-ação pela linguagem. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

NASCIMENTO, E. P.; SILVA, J. M. O fenômeno da modalização: estratégia semântico-argumentativo e pragmático. In: NASCIMENTO, E. P. (org.). A argumentação na redação comercial oficial: estratégias semânticas-discursivas em gêneros formulaicos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012. p. 63-100.

NASCIMENTO, E. P.; SILVA, J. M. Modalizadores discursivos e argumentatividade no gênero procuração. EIDEA - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 1, n. 22, p. 1-21, 2022. DOI: https://doi.org/10.47369/eidea-22-1-3215. Disponível em: https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3215. Acesso em: 16 fev. 2023.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RINN, M. A retórica da imagem nas campanhas contra a AIDS. LÍBERO, v. 17, n. 33, p. 41-50, 2014. Disponível em: https://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/161. Acesso em: 14 fev. 2024.

RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola, 2016.

RIBEIRO, A. E. Escrever, hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola, 2018.

RIBEIRO, A. E. Multimodalidade, textos e tecnologias: provocações para a sala de aula. São Paulo: Parábola, 2021.

ROQUE, G. Sobre o Tratado do Signo Visual: uma observação e duas questões. Estudos Semióticos, v. 11, n. 3, p. 91–101, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2015.111095. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/111095. Acesso em: 25 jan. 2023.

SANTOS, Z. B.; GUALBERTO.; C. L. Semiótica Social e o legado de Gunther Kress: breve retrato histórico. In: SANTOS, Z. B.; GUALBERTO, C. L (org.). Semiótica Social e Multimodalidade: um tributo a Gunther Kress. Vitória, ES: Edufes, 2023. p. 17-38.

SOUSA, M. M. F. de. A linguagem do anúncio publicitário. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2017.

SOUZA. D. B. de. Multimodalidade em charges: uma abordagem semiótico-discursiva. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato, 2024.

TIBURTINO, V. A multimodalidade no livro didático de língua inglesa: diálogo entre a paisagem semiótica dos textos e as orientações direcionadas ao professor e ao aluno. 2022. 365 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos), Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.

VAN LEEUWEN, T. The language of colour: an introduction. First published by Routledge. USA and Canada, 2011.

Publicado

2024-07-04

Cómo citar

SOUZA, D. B. de; SOUSA, M. M. F. de. Multimodalidade e argumentação em um anúncio publicitário veiculado no Instagram. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 13, p. e02413, 2024. DOI: 10.22297/2316-17952024v13e02413. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5954. Acesso em: 23 nov. 2024.