Multimodalidade e argumentação em um anúncio publicitário veiculado no Instagram

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02413

Palabras clave:

Anúncio publicitário, Multimodalidade, Argumentação

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar os recursos multissemióticos e descrever o funcionamento semântico-argumentativo e enunciativo da modalização discursiva em um anúncio publicitário da Seara (@searabrasil), veiculado na rede social Instagram. Para fundamentar a investigação, adotou-se as abordagens Multimodalidade e Gramática do Design Visual, postulada por Kress e van Leeuwen (2006, 2021), Kress e van Leeuwen (2001), a Teoria da Argumentação na Língua, proposta por Ducrot e colaboradores (1987, 1989) e da Modalização Discursiva, conjecturada por Castilho e Castilho (2002), retomada por Nascimento e Silva (2012, 2022). O anúncio publicitário da Seara foi analisado por meio das metafunções representacional, com foco na estrutura narrativa; interativa, no contato visual; e composicional, no valor da informação e saliência. Também, o funcionamento semântico-argumentativo e enunciativo da modalização discursiva no anúncio supracitado. Com isso, constatamos a presença do modalizador epistêmico asseverativo que considera verdadeiro ou certo o conteúdo do enunciado. Os recursos multissemióticos têm função discursiva associada à linguagem verbal; portanto, no anúncio analisado, observamos que a imagem, acompanhada da linguagem verbal, é uma estratégia bastante utilizada pelos anunciantes como recursos argumentativos na busca da textualidade e, consequentemente, da persuasão.

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Biografía del autor/a

Diones Bezerra de Souza, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGL/UERN/CAPF). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Regional do Cariri (PPGL/URCA). Membro do Grupo de Estudos em Semiótica, Discurso e Ensino (SEDE/UFCG/CNPq).

Maria Margarete Fernandes de Sousa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gêneros: Estudos Teóricos e Metodológicos - GETEME/PPGLin/UFC. É membro do GT da ANPOL de Linguística de Texto e Análise da Conversação e da Academia Cearense da Língua Portuguesa - ACLP, ocupando a cadeira 13, desde 2017.

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Publicado

2024-07-04

Cómo citar

SOUZA, D. B. de; SOUSA, M. M. F. de. Multimodalidade e argumentação em um anúncio publicitário veiculado no Instagram. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 13, p. e02413, 2024. DOI: 10.22297/2316-17952024v13e02413. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5954. Acesso em: 5 oct. 2024.