Multimodalidade e argumentação em um anúncio publicitário veiculado no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02413Palavras-chave:
Anúncio publicitário, Multimodalidade, ArgumentaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo analisar os recursos multissemióticos e descrever o funcionamento semântico-argumentativo e enunciativo da modalização discursiva em um anúncio publicitário da Seara (@searabrasil), veiculado na rede social Instagram. Para fundamentar a investigação, adotou-se as abordagens Multimodalidade e Gramática do Design Visual, postulada por Kress e van Leeuwen (2006, 2021), Kress e van Leeuwen (2001), a Teoria da Argumentação na Língua, proposta por Ducrot e colaboradores (1987, 1989) e da Modalização Discursiva, conjecturada por Castilho e Castilho (2002), retomada por Nascimento e Silva (2012, 2022). O anúncio publicitário da Seara foi analisado por meio das metafunções representacional, com foco na estrutura narrativa; interativa, no contato visual; e composicional, no valor da informação e saliência. Também, o funcionamento semântico-argumentativo e enunciativo da modalização discursiva no anúncio supracitado. Com isso, constatamos a presença do modalizador epistêmico asseverativo que considera verdadeiro ou certo o conteúdo do enunciado. Os recursos multissemióticos têm função discursiva associada à linguagem verbal; portanto, no anúncio analisado, observamos que a imagem, acompanhada da linguagem verbal, é uma estratégia bastante utilizada pelos anunciantes como recursos argumentativos na busca da textualidade e, consequentemente, da persuasão.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão; Revisão de Marina Appenzeller. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo, 2016. p. 11-69.
BARBOSA, M. V. L. M. Modalização e polifonia no gênero resenha acadêmica: um olhar apreciativo sobre a voz da ciência. 2015. 202 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Linguística, João Pessoa, 2015.
BEZEMER J.; MURTAGH, G.; COPE, A.; KRESS, G.; KNEEBONE, R. "Scissors, Please": The Practical Accomplishment of Surgical Work in the Operating Theater. Symbolic Interaction, v. 34, n. 3, p. 398 - 414, 2011. DOI: https://doi.org/10.1525/si.2011.34.3.398. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/10.1525/si.2011.34.3.398. Acesso em: 13 jun. 2024.
BEZEMER, J.; KRESS, G.; Touch: A resource for making meaning. Australian Journal of Language and Literacy, v. 37, n. 2, p. 77-85, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/BF03651935. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF03651935. Acesso em: 13 jun. 2024.
BEYAERT-GESLIN, A. A figura, o fundo e o abismo (Em homenagem ao Groupe μ). Estudos Semióticos, v. 11, n. 3, p. 69-76, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2015.111093. Disponível em: http://revistas.usp.br/esse. Acesso em: 18 jan. 2023.
BONINI, A. Os gêneros do jornal: o que aponta a literatura da área de comunicação do Brasil? Linguagem em (Dis)curso, v. 4, n. 1, p. 205-231, 2003. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/263. Acesso em: 13 jun. 2024.
CASTILHO, A. T.; CASTILHO, C. M. M. Advérbios modalizadores. In: ILARI, R. (org.). Gramática do português falado. v. 2. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2002. p. 213-260.
CARMELINO, A. C.; LINS, M. P. P. A multimodalidade sob o viés textual: análise de um gênero. Revista Letras, n. 92, p. 113-132, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v92i0.39211. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/letras/article/view/39211. Acesso em: 13 jun. 2024.
CARVALHO, N. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 1996.
CHARAUDEAU, P. Le discours propagandiste. In: CHARAUDEAU, P. Le français dans le monde, n. 182, p. 99-103, 1984. DOI: https://doi.org/10.4000/mots.6763. Disponível em: https://journals.openedition.org/mots/6763. Acesso em: 13 jun. 2024.
CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008.
CERVONI, J. A enunciação. São Paulo: Ática, 1989.
DIONISIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A.; GAYDECKZA, B.; BRITO, K. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 159-177.
DIONISIO, A. P.; VASCONCELOS L. J. de. Multimodalidade, gênero textual e leitura: múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola, 2013.
DUCROT, O. O dizer e o dito. Tradução de Eduardo Guimarães. Campinas: Pontes, 1987.
DUCROT, O. Argumentação e TOPOI argumentativos. Campinas: Pontes, 1989.
ELIAS, V. M. Estudos do texto, multimodalidade e argumentação: perspectivas. ReVEL, v. 14, n. 12, p. 191-206, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42200. Acesso em 13. jun. 2024.
GUALBERTO, C. L. Multimodalidade em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise a partir da semiótica social e da gramática do design visual. 2016. 181 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos). Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Faculdade de Letras, 2016.
GUALBERTO, C. L. Muito além das palavras: leituras multimodais a partir da semiótica social (org.). São Paulo: Pimenta Cultural, 2017.
GUALBERTO, C. L.; PIMENTA, S. Semiótica social, multimodalidade, análises, discursos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 2rd ed. Estados Unidos: Edward Arnold, 1994.
HODGE, R.; KRESS, G. R. Social Semiotics. London: Polity Press, 1988.
KRESS, G. R.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the Grammar of Visual Design. 2rd ed. New York: Routledge, 2006.
KRESS, G. R.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the Grammar of Visual Design. 3rd ed. New York: Routledge, 2021.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Edward Arnold, 2001.
KRESS, G. R. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2010.
KRESS, G. Semiotic work Applied Linguistics and a social semiotic account of Multimodality. AILA Review, v. 28, p. 49–71, 2015. DOI: https://doi.org/10.1075/aila.28.03kre. Disponível em: https://www.jbe-platform.com/content/journals/10.1075/aila.28.03kre. Acesso em: 10. abr. 2024.
KOCH, I. G. V. A inter-ação pela linguagem. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
NASCIMENTO, E. P.; SILVA, J. M. O fenômeno da modalização: estratégia semântico-argumentativo e pragmático. In: NASCIMENTO, E. P. (org.). A argumentação na redação comercial oficial: estratégias semânticas-discursivas em gêneros formulaicos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012. p. 63-100.
NASCIMENTO, E. P.; SILVA, J. M. Modalizadores discursivos e argumentatividade no gênero procuração. EIDEA - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 1, n. 22, p. 1-21, 2022. DOI: https://doi.org/10.47369/eidea-22-1-3215. Disponível em: https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3215. Acesso em: 16 fev. 2023.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RINN, M. A retórica da imagem nas campanhas contra a AIDS. LÍBERO, v. 17, n. 33, p. 41-50, 2014. Disponível em: https://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/161. Acesso em: 14 fev. 2024.
RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola, 2016.
RIBEIRO, A. E. Escrever, hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola, 2018.
RIBEIRO, A. E. Multimodalidade, textos e tecnologias: provocações para a sala de aula. São Paulo: Parábola, 2021.
ROQUE, G. Sobre o Tratado do Signo Visual: uma observação e duas questões. Estudos Semióticos, v. 11, n. 3, p. 91–101, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2015.111095. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/111095. Acesso em: 25 jan. 2023.
SANTOS, Z. B.; GUALBERTO.; C. L. Semiótica Social e o legado de Gunther Kress: breve retrato histórico. In: SANTOS, Z. B.; GUALBERTO, C. L (org.). Semiótica Social e Multimodalidade: um tributo a Gunther Kress. Vitória, ES: Edufes, 2023. p. 17-38.
SOUSA, M. M. F. de. A linguagem do anúncio publicitário. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2017.
SOUZA. D. B. de. Multimodalidade em charges: uma abordagem semiótico-discursiva. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato, 2024.
TIBURTINO, V. A multimodalidade no livro didático de língua inglesa: diálogo entre a paisagem semiótica dos textos e as orientações direcionadas ao professor e ao aluno. 2022. 365 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos), Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.
VAN LEEUWEN, T. The language of colour: an introduction. First published by Routledge. USA and Canada, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.