"Se podes ver, repara": um olhar sobre o ethos da mulher do médico em "Ensaio sobre a cegueira"
DOI :
https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02109Mots-clés :
Nova retórica, Ethos, Ensaio sobre a cegueiraRésumé
O objetivo deste trabalho é investigar o ethos da mulher do médico, personagem do romance Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. O presente artigo fundamenta-se nas categorias teórico-analíticas da Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), e em estudos como Aristóteles (2005), Reboul (2004), Souza (2003) e Mosca (2001). O corpus é constituído por excertos das falas da personagem e recebeu tratamento analítico-interpretativista. Pôde-se constatar que o ethos da protagonista é constituído por dualidades, oscilando entre a imagem de mulher altiva à imagem de mulher fadada ao fracasso. As oscilações são decorrentes da relação orador-auditório, isto é, o pathos do auditório exige a adaptação do ethos da oradora para que esta continue ganhando credibilidade sobre sua "cegueira". Os resultados deste estudo contribuem para as discussões teóricas e analíticas no âmbito da nova retórica, sobretudo nas questões sobre ethos do orador, e sua relação indissociável do auditório, na construção da argumentação.
Téléchargements
Références
ALEXANDRE, L. R. B. Os objetos-de-discurso em Ensaio sobre a Cegueira: variações e intenções. In: ENCONTRO DO MESTRADO EM LETRAS, 3., 2008, Teresina. Anais [...]. Terezina: EDUFIP, 2009. CD-RUM.
ALVES, M. L.; SOUZA, G. S. de. Na tensão de vozes, a (re)velação de imagens: o ethos de estudantes de letras em relatórios de estágio. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 2, n. 1, p. 125-146, 2013
ARISTÓTELES. Retórica. Tradução: Alberto Nascimento Pena. 2. ed. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2005.
COSTA, R. L. da.; SOUZA, G. S. de. O professor de letras e o seu discurso: a construção do ethos de professores do ensino superior. Letras Magna, [S. l.], ano 5, n. 10, p. 1-16, 2009.
MEYER, M. A unidade da retórica e seus componentes: ethos, pathos e logos. In: MEYER, M. (org.). A retórica. Tradução: Marley N. Peres. São Paulo: 2007. p. 34-49.
MOSCA, L. do L. S. Retóricas de ontem e hoje. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2001.
PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado de argumentação: a nova retórica. Tradução: Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
REBOUL, O. Introdução í retórica. Tradução: Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das letras, 1995.
SENA, G. C. A.; FIGUEIREDO, M. F. Um estudo da teoria da argumentação da retórica aristotélica í teoria dos blocos semânticos. Diálogo das Letras, v. 2, n. 1, p. 4-23, 2013.
SILVA, A. A. da. Da origem da retórica í teoria da argumentação no discurso. In: SILVA, A. A. da. Argumentação em textos escritos por crianças em fase de alfabetização. Curitiba, PR: Editora CRV, 2013. p. 21-40.
SOUZA, G. S. de. Argumentação no discurso: questões conceituais. In: FREITAS, A. C de.; RODRIGUES, L de O.; SAMPAIO, M. L. P. (org.). Linguagem, discurso e cultura: múltiplos objetos e abordagens. Mossoró: Queima-Bucha/Edições UERN, 2008. p. 57-74.
SOUZA, G. S. de. O Nordeste em mídia: um (des) encontro de sentidos. 2003. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara, Universidade Estadual paulista "Julio Mesquita Filho", São Paulo, 2003.
SOUZA, G. S de.; COSTA, R. L da.; MOREIRA, M. C de F. O que diz o egresso de um curso de Letras sobre sua formação: argumentação em discursos sobre o ensino superior. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 6, n. 1, p. 387-404, 2017.
TEIXEIRA, G. L. A violência é cega: reflexões em torno de Ensaio sobre a cegueira de José Saramago. Revista Aurora, São Paulo, n. 40, p. 19-27, 2010.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diálogo das Letras 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.