A produção textual na esfera escolar: considerações sobre a "escrita como trabalho"

Auteurs

  • Marina Célia Mendonça Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Mots-clés :

Análise Dialógica do Discurso, Esfera de atividade, Produção de texto

Résumé

Este artigo se insere no contexto das pesquisas das ciências da linguagem sobre a produção textual e sua relação com a subjetividade/intersubjetividade. Considerando essa problemática, o objetivo é colocar em foco escritos de Fiad, Abaurre e Mayrink-Sabinson, discutindo sua atualização no discurso sobre a produção textual na escola brasileira – é discutida, especificamente, a noção de "escrita como trabalho" e suas relações com a concepção de "estilo" em dois documentos oficiais. O suporte teórico deste texto é a Análise Dialógica do Discurso, que parte de escritos do Cí­rculo de Bakhtin e seus comentadores. Os resultados problematizam como o discurso escolar incorporou a noção de "reescrita/refacção/planejamento" do texto, assumindo a produção textual como um processo; no entanto, produziu-se um apagamento da noção de "estilo" desenvolvida por Possenti, que influenciou, no Brasil, as pesquisas que tomam a escrita como trabalho. Os resultados indiciam que valores ideológicos sobre a escrita que circulam na esfera escolar definem essa atualização das noções em pauta.

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Publiée

2019-04-05

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MENDONÇA, M. C. . A produção textual na esfera escolar: considerações sobre a "escrita como trabalho". Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 3–15, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/549. Acesso em: 5 oct. 2024.