Um conceito e o seu tempo: uma breve revisão de literatura sobre gêneros do discurso
Palavras-chave:
gênero, instrumentalidade, culturalidadeResumo
O presente trabalho tem por objetivo discutir a constituição complexa do conceito de gênero no cenário educacional e acadêmico brasileiro. Faz para tal uma breve revisão de literatura sobre o conceito de gênero ("um conceito que encontrou o seu tempo") nas suas dimensões literária e linguística, discursiva e textual (MARCHUSCHI, 2008, 2011; ROJO, 2005, 2008, 2015); detêm-se nas contribuições de Bakhtin sobre o tema e a sua perspectiva dialógica da linguagem (FARACO, 2009; RODRIGUES, 2005; SILVA, 2013) e procura apontar para o caráter instrumental do conceito (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004) ao mesmo tempo que para sua natureza cultural (MACHADO, 2013).
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. M.. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 277-326.
_______; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2009.
FARACO, C. A. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
MACHADO, I. Gêneros discursivos. In: BRAIT, B. (org.) Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2013, p. 151-166.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais no ensino de língua. In: MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, p. 145-226.
________. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZA, B.; BRITO, K. S. (orgs.) Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 17-32.
RODRIGUES, R. H. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (orgs.) Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005, p. 152-183.
ROJO, R. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (orgs.) Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005, p. 184-207.
________. Gêneros de discurso/texto como objeto do ensino de línguas: um retorno ao trivium? In: SIGNORINI, I. (org.) [Re]discutir texto, gênero e discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, p. 73-108.
_________; BARBOSA, J. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. . São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 19-34.
SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 61-80.
SILVA, A. P. Bakhtin. In: OLIVEIRA, L. A. (org.) Estudos do discurso: perspectivas teóricas. São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p. 45-70.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.