A perspectiva sistêmico-complexa na relação com os estudos da linguagem: experiência com textos acadêmicos

Autores

  • Wellington Vieira Mendes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Perspectiva sistêmico-complexa, Sistema-de-interesse, Texto acadêmico

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar a perspectiva sistêmico-complexa na sua relação com os estudos da linguagem, tendo como referência o paradigma da Linguí­stica Sistêmico-Funcional (LSF), bem como os trabalhos de Vasconcellos (2013), Morin (2002), Capra e Luisi (2014), Silva (2016) e Mendes (2016). O trabalho situa o pensamento sistêmico-complexo no campo dos estudos da linguagem e defende terminologias especí­ficas para a abordagem, como é o caso de sistema-de-interesse em oposição à tradicional designação de objeto de pesquisa. Assim, com a finalidade de apresentar/ilustrar o potencial metodológico dessa orientação, o artigo descreve uma experiência com essa perspectiva voltada ao texto acadêmico, notadamente tratando das relações de junção que se processam entre complexos oracionais. Logo, a partir da proposição epistemológica sistêmico-complexa e da experiência realizada com construções lexicogramaticais que realizam coesão, foi possí­vel entender que essa perspectiva não é apenas uma associação da LSF, do paradigma da complexidade e dos modelos sistêmicos, inclusive porque tenta demonstrar a interconexidade das relações de sentidos que essa rede proporciona. Mais do que isso, a orientação expressa neste trabalho também se elabora pelo atravessamento de diferentes ní­veis de realização, tanto do estrato grafofonológico ao discursivo quanto do discurso à grafia/fonologia, tornando o pensamento sistêmico-complexo viável e possí­vel na relação com os estudos da linguagem.

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Publicado

2018-04-10

Como Citar

MENDES, W. V. A perspectiva sistêmico-complexa na relação com os estudos da linguagem: experiência com textos acadêmicos. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 21–40, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/564. Acesso em: 5 out. 2024.