Habilidades de Língua Portuguesa na BNCC: práticas de linguagem e objetos de conhecimento nos campos de atuação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02425

Palavras-chave:

BNCC - Ensino Médio, Práticas de linguagem, Objetos do conhecimento

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo, que objetiva promover um conjunto de aprendizagens essenciais para serem desenvolvidas ao longo dos três anos de Ensino Médio. Nesse sentido, esta pesquisa busca analisar as habilidades de Língua Portuguesa propostas no documento em termos de processos cognitivos, objetos de conhecimento e contextos de aprendizagem, a fim de verificar que práticas de linguagem e objetos de conhecimento são contemplados no documento. O corpus é constituído de 28 habilidades, referentes a “todos os campos de atuação social” e ao campo “jornalístico-midiático”, analisadas à luz da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). “Todos os campos de atuação social” focaliza as práticas de leitura e de análise linguística/semiótica e mobiliza objetos como efeitos de sentido e variação linguística, ao passo que o campo “Jornalístico-midiático” enfatiza a prática de leitura e mobiliza especialmente objetos de conhecimento como curadoria de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa de Andrade Godoy, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda em Letras, área de concentração Estudos Linguísticos, no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem (NEPELIN) e do Grupo de Pesquisa Linguagem no contexto social.     

Francieli Matzenbacher Pinton, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem (NEPELIN). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem no contexto social e do Grupo de trabalho da ANPOLL Gêneros textuais/discursivos.  

Referências

ARAÚJO, L. D. Enunciado de atividades e tarefas escolares. São Paulo, SP: Editora Parábola, 2017.

BONINI, A.; COSTA-HÜBES, T. C. O contexto de produção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): cenas dos bastidores. In: COSTA-HÜBES, T. C.; KRAEMER, M. A. D. (org.). Uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular: Compreensões subjacentes. Campinas (SP): Mercado de Letras, 2019. p. 17-39.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues. Acesso em: 24 abr. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 21 abr. 2024.

FLICK, U. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREITAS, A. A Base Nacional Comum Curricular e a educação banqueira. Carta Capital, São Paulo, v. 11, p. 1-2. 12 mar. 2016. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/educacao/educacao-banqueira. Acesso em: 20 set. 2022.

FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em Língua Portuguesa. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Arnold, 1985 [1994].

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. London; New York: Routledge, 2004.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. London; New York: Routledge, 2014.

PINTON, F; SCHMITT, R. A BNCC e o Ensino de Língua Portuguesa: em foco as habilidades do campo de atuação jornalístico-midiático. Revista Organon, v. 36, n. 71, p.199-216, jan./jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/2238-8915.113270. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113270. Acesso em: 24 abr. 2024.

SCHMITT, R. M. Base Nacional Comum Curricular: Análise Crítica de Discursos sobre Ensino de Língua Portuguesa. 2021. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. 2021.

Downloads

Publicado

2024-08-19

Como Citar

GODOY, L. de A.; PINTON, F. M. Habilidades de Língua Portuguesa na BNCC: práticas de linguagem e objetos de conhecimento nos campos de atuação social. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 13, p. e02425, 2024. DOI: 10.22297/2316-17952024v13e02425. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6085. Acesso em: 5 out. 2024.