Microtipografia: uma abordagem sobre a recepção de um texto em três diferentes formas de inscrição
Palavras-chave:
Microtipografia, Leitura, ComposiçãoResumo
Neste trabalho, observamos detalhes da microtipografia em composições textuais e buscamos verificar se estes interferiram na recepção dos textos ou ainda se contribuiram de alguma forma para tornar mais confortável, ou mesmo legível, a leitura do texto. Um grupo de seis alunos de um curso técnico intensivo observou três exemplos de composição de um mesmo texto e responderam a um questionário sobre a leitura desses textos. Os resultados demonstraram que a maioria dos leitores não percebeu os detalhes da microtipografia e que dois leitores receberam de forma contraditória uma mesma forma de inscrição. As unidades da microtipografia ou tipografia de detalhe foram definidas com base nos estudos de Hochuli (2013) e aspectos importantes para este trabalho sobre a leitura de textos foram ancorados em Barthes (2013), Jouve (1993) e Coscarelli (1999).
Downloads
Referências
BARTHES, R. O prazer do texto. Tradução de J. Guinsburgl. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
COSCARELLI, C. V. Leitura em ambiente multimídia e produção de inferências. 1999. 321 f. Tese (Doutorado em Letras. Área de concentração: Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, 1999.
CREDER, H. Manual do instalador eletricista. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
DAVIS, D.; PATRONIS, E. Sound system engineering. 3. Ed. Burlington, MA: Elsevier Inc., 2006.
DAWES L. C. Curso de eletrotécnica. Tradução de João Protásio Pereira da Costa. Rio de Janeiro: Editora Globo, 1961.
GRUSZYNSKI, A. C. Retórica tipográfica e leitura. Disponível em:
http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/23876146062859764810500144300184283280.pdf. Acesso em: 19 jan. 2015.
HOCHULI, J. O detalhe na tipografia. Tradução de Karina Jannini. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
JOUVE, V. A leitura. Tradução de Brigitte Hervor. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
PERROTTA, I. Design tipográfico: invisibilidade e legibilidade, visibilidade e autoria. Disponível em: <http://hybris.com.br/Designtipografico.pdf>. Acesso em: 04 fev. 2015.
RIBEIRO, A. E. Multimodalidade e produção de textos: questões para o letramento na atualidade. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 38, n. 64, p. 21-34, jan./jun. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.