Ensino de argumentação para emancipação e decolonialidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02435

Palavras-chave:

Ensino de Argumentação, interculturalidade, Emancipação, Decolonialidade

Resumo

Nos últimos anos, temos visto esforços acadêmicos no sentido de conceber a argumentação como uma prática social de discussão de questões controversas balizada não por axiomas, universalismos e atemporalidades, mas pelas condições sócio-históricas e culturais de um grupo, que nem sempre visam ao consenso, mas ao aprofundamento das diferenças. Nesse contexto, nossas pesquisas e as de grupos parceiros articulam os estudos da argumentação com os do letramento, elaborando propostas de ensino menos tecnicistas e mais voltadas ao desenvolvimento da criticidade, reflexividade e da dialogicidade, para promover a inserção dos estudantes em práticas sociais de linguagem que os desafiam a mobilizar suas capacidades argumentativas. Neste ensaio, adicionamos os propósitos do pensamento decolonial à proposta de ensino de argumentação em perspectiva emancipadora. Assim, (1) salientamos a preponderância da dimensão cultural nas interações argumentativas para a elaboração dos planejamentos de ensino, que visem à decolonialidade do ser; (2) destacamos a importância de ensinar o estudante a colocar um assunto em questão como forma de promover a curiosidade epistemológica e, portanto, a criticidade perante as razões dos acontecimentos e as ações a tomar, como estratégia para focalizar a decolonialidade do saber. Por fim, por considerar que a argumentação não é uma atividade alexitímica, discutimos a problemática das paixões na argumentação

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Biografia do Autor

Eduardo Lopes Piris, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com estágios de pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de Buenos Aires (UBA) e Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras (Linguagens e Representações) e ao Mestrado Profissional em Letras. Coordenador do Centro de Estudos sobre Argumentação e Discurso (CEAD/UESC). Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (ELAD/CNPq). Editor da Revista EID&A. Presidente da Associação Brasileira de Argumentação (ABA) biênio 2023-2025.

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Publicado

2025-02-18

Como Citar

PIRIS, Eduardo Lopes. Ensino de argumentação para emancipação e decolonialidade. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 13, p. e02435, 2025. DOI: 10.22297/2316-17952024v13e02435. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6875. Acesso em: 22 fev. 2025.

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