Tipo, gênero textual e gênero do discurso: em busca de uma definição para o ensino

Authors

  • Marcel Innocenti Cassettari Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Júnior" (UNESP)

Keywords:

Gênero, Texto, Ensino

Abstract

O estudo da lí­ngua natural, sob a perspectiva do gênero, constitui um dos principais motes acadêmicos hodiernos, especificamente por tratar-se de elemento indispensável, segundo o prescrito pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ao evidenciar o gênero textual como uma das preocupações centrais, o linguista foca o Cí­rculo de Bakhtin como fonte de grande relevância, com contribuições quanto ao conceito de gênero do discurso, interação entre sujeitos, enunciado, dialogismo e responsividade. No uso cotidiano e acadêmico, muitas vezes, a expressão "gênero do discurso" é utilizada como sinônimo da de "gênero textual". O objetivo do presente estudo é demonstrar que, apesar de existirem pontos de contato, os conceitos são distintos. Concomitantemente, buscar-se-á evidenciar como essa diferença contribui para o processo ensino-aprendizagem de textos no contexto escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

______. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Franteschi Vieira. 13 ed. São Paulo: Hucitec, 2009.

BEZERRA, Maria Auxiliadora; DIONISIO, Angela Paiva; e MACHADO, Anna Rachel (Org.). Gêneros textuais & ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2010.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Casa Civil. Disponí­vel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. 2000. Brasí­lia: MEC/SENTEC.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 1 ed. 4 r. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

SOBRAL, Adail Ubirajara. Elementos sobre a formação de gêneros discursivos: a fase "parasitária" de uma vertente do gênero autoajuda. 2006. Tese de doutorado. Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. In: Revista Alfa, São Paulo, v. 51. 39-79. 2007a. Disponí­vel em: <http://seer.fclar.unesp.br/index.php/alfa/article/view/1426>. Acesso em: 15/02/2012.

______. Tipelementos e a construção de uma teoria tipológica geral dos textos. In: FíVERO, L. L.; BASTOS, N. M. O. B.; MARQUESI, S. C. (org.). Lí­ngua Portuguesa pesquisa e ensino. São Paulo: EDUC, 2007b v.2, p. 97-117.

Published

2012-12-05

How to Cite

CASSETTARI, M. I. . Tipo, gênero textual e gênero do discurso: em busca de uma definição para o ensino. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 132–151, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1237. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores