Tipo, gênero textual e gênero do discurso: em busca de uma definição para o ensino

Autores

  • Marcel Innocenti Cassettari Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Júnior" (UNESP)

Palavras-chave:

Gênero, Texto, Ensino

Resumo

O estudo da lí­ngua natural, sob a perspectiva do gênero, constitui um dos principais motes acadêmicos hodiernos, especificamente por tratar-se de elemento indispensável, segundo o prescrito pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ao evidenciar o gênero textual como uma das preocupações centrais, o linguista foca o Cí­rculo de Bakhtin como fonte de grande relevância, com contribuições quanto ao conceito de gênero do discurso, interação entre sujeitos, enunciado, dialogismo e responsividade. No uso cotidiano e acadêmico, muitas vezes, a expressão "gênero do discurso" é utilizada como sinônimo da de "gênero textual". O objetivo do presente estudo é demonstrar que, apesar de existirem pontos de contato, os conceitos são distintos. Concomitantemente, buscar-se-á evidenciar como essa diferença contribui para o processo ensino-aprendizagem de textos no contexto escolar.

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Referências

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Publicado

2012-12-05

Como Citar

CASSETTARI, M. I. . Tipo, gênero textual e gênero do discurso: em busca de uma definição para o ensino. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 132–151, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1237. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores