Manifestações discursivas do professor pós-formação em avaliações sobre o PNAIC: efeitos de sentido
Keywords:
Discurso, Formação, ProfessorAbstract
Com base no referencial teórico da Análise de Discurso (AD) de matriz francesa, este trabalho apresenta parte de estudos em desenvolvimento no Doutorado em Ciências da Linguagem sobre o funcionamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Selecionamos, como material de análise, recortes de portfólios produzidos por professores da rede municipal de ensino de Palhoça (SC) que concluíram o PNAIC no ano de 2015. De posse desse material, analisamos os efeitos de sentido produzidos nas manifestações discursivas do professor pós-formação em avaliações acerca do funcionamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Em especial, os efeitos de sentido que se produziram, nesses recortes, sugerem que o PNAIC, ao centralizar suas ações na função docente, reproduz o discurso político-ideológico da responsabilização do professor pelo fracasso da alfabetização, mantendo silenciadas as (ir) responsabilidades históricas do Estado na empreitada de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade.
Downloads
References
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio í Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação do professor alfabetizador: caderno de apresentação / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio í Gestão Educacional. -- Brasília: MEC, SEB, 2015.
______. Ministério da Educação – MEC, Secretaria da Educação Básica – SEB. Orientações Gerais para a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica. Brasília, 2005.
CORACINI, M. J. (Org.). A aula de línguas e as formas de silenciamento. In: CORACINI, M. J. (Org.). O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. 2. ed. Campinas: Pontes, 2002, p. 67-74.
_______. M. J. O olhar da ciência e a construção da identidade do professor de língua. In: CORACINI, M. J; BERTOLDO, E. S. (Org.). O desejo da teoria e a contingência da prática: discursos sobre e na sala de aula (língua materna e estrangeira). Campinas: Mercado de Letras, 2003, p. 193-210.
_______. M. J. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: línguas (materna e estrangeira), plurilinguismo e tradução. Campinas. SP: Mercado de Letras, 2007. 247 p.
GRIGOLETTO, M. Leitura e funcionamento discursivo do livro didático. In: CORACINI, M. J. R. F. (Org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: língua materna e língua estrangeira. Campinas: Pontes, 1999, p. 67-77.
LINO, C. de S. Avaliação nacional da alfabetização (ANA) no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): Apontamentos de uma pesquisa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇíO, 2015. Vitória. Anais... Vitória: CONBALF, 2015, Paginação irregular. Disponível em: <http://abalf.org.br/wp-content/uploads/2015/02/AVALIA%C3%87%C3%83O-NACIONAL-DA-ALFABETIZA%C3%87%C3%83O-ANA-NO-CONTEXTO-DO-PACTO-NACIONAL-PELA-ALFABETIZA%C3%87%1-14C3%83O-NA-IDA.pdf>. Acesso em: 14 set. 2016.
ORLANDI, E P. Discurso em análise: sujeito, sentido e ideologia. Campinas: Pontes Editores, 2012.
______. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 2. ed. Campinas: Pontes, 2009.
______. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas: Pontes, 2006a.
______. Análise de discurso. In: ORLANDI, E.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. (Org.). Discurso e textualidade. Campinas (SP): Pontes, 2006b, p. 11-31.
______. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 4. ed. Campinas: Pontes, 2004.
______. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica í afirmação do óbvio. Tradução de Eni P. Orlandi. [1988]. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
STIEG, V. A questão do discurso oficial sobre a proposta de ensino daleitura e da escrita infantil no Brasil (2000-2010). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇíO, 2., 2015, Vitória. Anais... Vitória: CONBALF, 2015, Paginação irregular. Disponível em: -OFICIAL-SOBRE-A-PROPOSTA-DE-ENSINO-DA-LEITURA-E-DA-ESCRITA-<http://abalf.org.br/wp-content/uploads/2015/02/A-QUEST%C3%83O-DO-DISCURSO INFANTIL-NO-BRAS.pdf >. Acesso em: 14 set. 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.