Manifestações discursivas do professor pós-formação em avaliações sobre o PNAIC: efeitos de sentido

Authors

  • Jair Joaquim Pereira Faculdade Municipal de Palhoça (FMP)

Keywords:

Discurso, Formação, Professor

Abstract

Com base no referencial teórico da Análise de Discurso (AD) de matriz francesa, este trabalho apresenta parte de estudos em desenvolvimento no Doutorado em Ciências da Linguagem sobre o funcionamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Selecionamos, como material de análise, recortes de portfólios produzidos por professores da rede municipal de ensino de Palhoça (SC) que concluí­ram o PNAIC no ano de 2015. De posse desse material, analisamos os efeitos de sentido produzidos nas manifestações discursivas do professor pós-formação em avaliações acerca do funcionamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Em especial, os efeitos de sentido que se produziram, nesses recortes, sugerem que o PNAIC, ao centralizar suas ações na função docente, reproduz o discurso polí­tico-ideológico da responsabilização do professor pelo fracasso da alfabetização, mantendo silenciadas as (ir) responsabilidades históricas do Estado na empreitada de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio í Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação do professor alfabetizador: caderno de apresentação / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio í Gestão Educacional. -- Brasí­lia: MEC, SEB, 2015.

______. Ministério da Educação – MEC, Secretaria da Educação Básica – SEB. Orientações Gerais para a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica. Brasí­lia, 2005.

CORACINI, M. J. (Org.). A aula de lí­nguas e as formas de silenciamento. In: CORACINI, M. J. (Org.). O jogo discursivo na aula de leitura: lí­ngua materna e lí­ngua estrangeira. 2. ed. Campinas: Pontes, 2002, p. 67-74.

_______. M. J. O olhar da ciência e a construção da identidade do professor de lí­ngua. In: CORACINI, M. J; BERTOLDO, E. S. (Org.). O desejo da teoria e a contingência da prática: discursos sobre e na sala de aula (lí­ngua materna e estrangeira). Campinas: Mercado de Letras, 2003, p. 193-210.

_______. M. J. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: lí­nguas (materna e estrangeira), plurilinguismo e tradução. Campinas. SP: Mercado de Letras, 2007. 247 p.

GRIGOLETTO, M. Leitura e funcionamento discursivo do livro didático. In: CORACINI, M. J. R. F. (Org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: lí­ngua materna e lí­ngua estrangeira. Campinas: Pontes, 1999, p. 67-77.

LINO, C. de S. Avaliação nacional da alfabetização (ANA) no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): Apontamentos de uma pesquisa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇíO, 2015. Vitória. Anais... Vitória: CONBALF, 2015, Paginação irregular. Disponí­vel em: <http://abalf.org.br/wp-content/uploads/2015/02/AVALIA%C3%87%C3%83O-NACIONAL-DA-ALFABETIZA%C3%87%C3%83O-ANA-NO-CONTEXTO-DO-PACTO-NACIONAL-PELA-ALFABETIZA%C3%87%1-14C3%83O-NA-IDA.pdf>. Acesso em: 14 set. 2016.

ORLANDI, E P. Discurso em análise: sujeito, sentido e ideologia. Campinas: Pontes Editores, 2012.

______. Análise de discurso: princí­pios e procedimentos. 2. ed. Campinas: Pontes, 2009.

______. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas: Pontes, 2006a.

______. Análise de discurso. In: ORLANDI, E.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. (Org.). Discurso e textualidade. Campinas (SP): Pontes, 2006b, p. 11-31.

______. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 4. ed. Campinas: Pontes, 2004.

______. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.

PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crí­tica í afirmação do óbvio. Tradução de Eni P. Orlandi. [1988]. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

STIEG, V. A questão do discurso oficial sobre a proposta de ensino daleitura e da escrita infantil no Brasil (2000-2010). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇíO, 2., 2015, Vitória. Anais... Vitória: CONBALF, 2015, Paginação irregular. Disponí­vel em: -OFICIAL-SOBRE-A-PROPOSTA-DE-ENSINO-DA-LEITURA-E-DA-ESCRITA-<http://abalf.org.br/wp-content/uploads/2015/02/A-QUEST%C3%83O-DO-DISCURSO INFANTIL-NO-BRAS.pdf >. Acesso em: 14 set. 2016.

Published

2016-12-05

How to Cite

PEREIRA, J. J. . Manifestações discursivas do professor pós-formação em avaliações sobre o PNAIC: efeitos de sentido. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 161–181, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1501. Acesso em: 21 nov. 2024.