Manifestações discursivas do professor pós-formação em avaliações sobre o PNAIC: efeitos de sentido

Autores

  • Jair Joaquim Pereira Faculdade Municipal de Palhoça (FMP)

Palavras-chave:

Discurso, Formação, Professor

Resumo

Com base no referencial teórico da Análise de Discurso (AD) de matriz francesa, este trabalho apresenta parte de estudos em desenvolvimento no Doutorado em Ciências da Linguagem sobre o funcionamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Selecionamos, como material de análise, recortes de portfólios produzidos por professores da rede municipal de ensino de Palhoça (SC) que concluí­ram o PNAIC no ano de 2015. De posse desse material, analisamos os efeitos de sentido produzidos nas manifestações discursivas do professor pós-formação em avaliações acerca do funcionamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Em especial, os efeitos de sentido que se produziram, nesses recortes, sugerem que o PNAIC, ao centralizar suas ações na função docente, reproduz o discurso polí­tico-ideológico da responsabilização do professor pelo fracasso da alfabetização, mantendo silenciadas as (ir) responsabilidades históricas do Estado na empreitada de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade.

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Referências

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Publicado

2016-12-05

Como Citar

PEREIRA, J. J. . Manifestações discursivas do professor pós-formação em avaliações sobre o PNAIC: efeitos de sentido. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 161–181, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1501. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Livre