Cultura e interculturalidade no ensino de lí­nguas: descobrindo caminhos possí­veis

Authors

  • Paula de Almeida Silva Universidade Federal de Goiás (UFG)

Keywords:

Cultura, Interculturalidade, Ensino de Lí­nguas

Abstract

Este artigo discute os conceitos de cultura e interculturalidade para a maior compreensão da diversidade cultural. Para que esta compreensão seja alcançável, é preciso engajamento na educação intercultural, desenvolvendo, assim, a competência intercultural das/dos aprendizes (CORBETT, 2003). A sala de aula precisa ser um espaço em que o conceito de cultura seja problematizado e a cultura em si seja observada, afastando-se da ideia de monocultura, presente desde os tempos coloniais (FLEURI, 2001). Para empreender a discussão, este artigo revisita especialmente as teorias desenvolvidas por Corbett (2003), Fleuri (2001) Hall (2012), Nascimento (2014), Spencer-Oatey e Franklin (2009) e Risager (2006). A discussão da teoria terá como corpus cartões postais escritos por estudantes de uma escola pública, localizada em um bairro periférico da cidade de Goiânia.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALÉM, A. O. F. G. et al. Conceitos de lí­ngua estrangeira, lí­ngua segunda, lí­ngua adicional, lí­ngua de herança, lí­ngua franca e lí­ngua transnacional. Revista Philologus, Rio de Janeiro, n.60, p.890-900, 2014.

BAUMAN, Z. Culture as praxis. London: Routledge, 1999.

BLOMMAERT, J. Sociolinguistics of globalization. New York: Cambridge, 2010.

CORBETT, J. An intercultural approach to English language teaching. Clevedon: Multilingual Matters, 2003.

DAYRELL, J. A escola como espaço sociocultural. In: DAYRELL, Juarez. (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996, p.136-161.

FLEURI, R. M. Desafios í educação intercultural no Brasil. Educação, Sociedade e Cultura. Porto, n.16, p. 45-62, 2001.

HALL, J. K. Teaching and researching language and culture. Harlow: Palgrave Macmillan, 2012.

LIMA, D. O. O jogo polí­tico no espaço público em São Paulo: as estratégias de comunicação governamental e a opinião pública nas gestões municipais de Jânio Quadros (1986-1988) e Luiza Erundina (1989-1992). 1997. 158 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas). Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1997.

NASCIMENTO, A. M. Interculturalidade: apontamentos conceituais e alternativa para a educação bilí­ngue. Revista SURES - Revista Digital do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História. Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA, n.03, p.1-19, 2014.

______. Português intercultural III: atividades e reflexões sobre uma das lí­nguas de relações interculturais dos povos indí­genas brasileiros: livro 3 "leitura, autoria e argumentação em contextos interculturais". Goiânia: FUNAPE/ PROLIND/SECAD/SESU/MEC, 2012.

RISAGER, K. Languaculture as a key concept in language and culture teaching. In: PREISLER, Bent; FABRICIUS, Anne; HABERLEND, Hartmut; KJAERBECK, Suzzanne; RISAGER, Karen (Eds.) The consequences of mobility. Roskilde: Roskilde University, 2005, p.185-196. Disponí­vel em: <http://www.ruc.dk/isok/skriftserier/mobility> Acesso em: 10 jan. 2015.

______. Language and culture: global flows and language complexities. Clevedon: Multilingual Matters, 2006.

SPENCER-OATEY, H.; FRANKLIN, P. Intercultural interaction: a multidisciplinary approach to intercultural communication. New York: Palgrave Macmillan, 2009.

SPENCER-OATEY, H. What is culture? A compilation of quotations. Warwick: GlobalPAD, 2012, p.1-21. Disponí­vel em: <http://go.warwick.ac.uk/globalpadintercultural> Acesso em: 10 jan. 2015.

UNESCO. Declaração sobre a raça e os preconceitos raciais. Paris, 1978.

VANIN, A. Lí­ngua, cognição e cultura. Letrônica. Porto Alegre, v.2, n.1, p. 42-59, 2009.

VERTOVEC, S. Super-diversity and its implications'. Ethnic and Racial Studies. London, v. 30, n.6, p.1024-1054, 2007.

Disponí­vel em: http://dx.doi.org/10.1080/01419870701599465. Acesso em: 24 mar.2011.

Published

2016-12-05

How to Cite

SILVA, P. de A. . Cultura e interculturalidade no ensino de lí­nguas: descobrindo caminhos possí­veis. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 245–265, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1506. Acesso em: 21 nov. 2024.