O fenômeno da referenciação por meio de "movimentos" funcionais: uma proposta didática para o ensino-aprendizagem de compreensão textual
Keywords:
Estratégias de referenciação, "Movimentos" funcionais, Ensino de compreensão textualAbstract
Este artigo tem como objetivo analisar uma proposta didática de atividade de compreensão textual cujo foco é o desenvolvimento das estratégias de referenciação, por meio dos "movimentos" funcionais, conforme a proposta de Custódio Filho (2011). Para a realização deste trabalho, partimos do pressuposto de que a referenciação, uma das estratégias textual-discursivas mais enfatizadas na agenda de estudos da Linguística Textual, é uma atividade sociocognitivo-discursiva que auxilia no processo de ensino-aprendizagem de compreensão textual. Estabelecemos como questão central de nossa pesquisa verificar se os pressupostos da referenciação ajudariam os discentes na construção de sentidos dos textos. Intencionamos como objetivo principal, portanto, auxiliar nossos alunos na atividade de compreensão textual, por meio do entendimento das estratégias de referenciação. Como metodologia, aplicamos a proposta de atividade em uma turma de 9º ano do fundamental II de uma escola pública de Fortaleza. Consideramos que o desvelamento da construção referencial por meio dos "movimentos" funcionais proporcionou uma reflexão proveitosa e necessária aos alunos. As questões possibilitaram que os discentes compreendessem como a construção dos "movimentos" funcionais faz os objetos de discurso progredirem no decurso da compreensão textual. Ressaltamos que a principal contribuição deste estudo foi mostrar que os pressupostos teóricos da Linguística Textual podem trazer resultados positivos na prática pedagógica. Para a realização deste trabalho, adotamos como pressupostos teóricos os postulados da referenciação, conforme Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2011) e Custódio Filho (2011).
Downloads
References
CAVALCANTE, M. M; BRITO, M. A. P. O caráter naturalmente recategorizador das anáforas. In: AQUINO, Z. G. O.; GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. (Orgs.). Estudos do discurso: caminhos e tendências. São Paulo: Paulistana, 2016, p. 119-133.
CAVALCANTE, M. M; CUSTÓDIO FILHO, V.; BRITO, M. A. P. Coerência, referenciação e ensino. São Paulo: Cortez, 2014.
CAVALCANTE, M. M. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.
CAVALCANTE, M. M. Referenciação: sobre coisas ditas e não ditas. Fortaleza: UFC, 2011
CAVALCANTE, M. M. Expressões referenciais – uma proposta classificatória. Caderno de Estudos Linguísticos. Campinas, SP, v. 10, n. 44, p. 105-118, jan./jun. 2003.
CUSTÓDIO FILHO, V. Rediscutindo o princípio de construção negociada dos objetos de discurso. Revista de Letras. Fortaleza, CE, v. 2, n. 36, p. 63-77, jul./dez. 2017.
CUSTÓDIO FILHO, V. Múltiplos fatores, distintas interações: esmiuçando o caráter heterogêneo da referenciação. 2011. 329 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
CUSTÓDIO FILHO, V. Aspectos multimodais envolvidos na construção da referência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 6., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa, PB: Ideia, 2009, p. 2927-2936. 1 CD-ROM.
FERREIRA NETO, J. A. Desenvolvimento de estratégias de referenciação na produção de textos narrativos: uma proposta de interação professor-aluno. 2018. 218 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.
KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
KOCH, I. G. V.; CUNHA-LIMA, M. L. Do Cognitivismo ao Sociocognitivismo. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Org.). Introdução í Linguística. Fundamentos epistemológicos. v. 3, ed.2, São Paulo: Cortez, 2005. p. 251-300.
LIMA, S. M. C. de; CAVALCANTE, M. M. Revisitando os parâmetros do processo de recategorização. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v.13, n. 25, p. 295-315, jun./jul. 2015.
MONDADA, L.; DUBOIS, D. A construção dos objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. Tradução de Mônica Magalhães Cavalcante. In: CAVALCANTE, M. M.; BIASI-RODRIGUES, B.; CIULLA, A. (Orgs.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003. p. 17-52.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.