O fenômeno da referenciação por meio de "movimentos" funcionais: uma proposta didática para o ensino-aprendizagem de compreensão textual

Autores

Palavras-chave:

Estratégias de referenciação, "Movimentos" funcionais, Ensino de compreensão textual

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar uma proposta didática de atividade de compreensão textual cujo foco é o desenvolvimento das estratégias de referenciação, por meio dos "movimentos" funcionais, conforme a proposta de Custódio Filho (2011). Para a realização deste trabalho, partimos do pressuposto de que a referenciação, uma das estratégias textual-discursivas mais enfatizadas na agenda de estudos da Linguí­stica Textual, é uma atividade sociocognitivo-discursiva que auxilia no processo de ensino-aprendizagem de compreensão textual. Estabelecemos como questão central de nossa pesquisa verificar se os pressupostos da referenciação ajudariam os discentes na construção de sentidos dos textos. Intencionamos como objetivo principal, portanto, auxiliar nossos alunos na atividade de compreensão textual, por meio do entendimento das estratégias de referenciação. Como metodologia, aplicamos a proposta de atividade em uma turma de 9º ano do fundamental II de uma escola pública de Fortaleza. Consideramos que o desvelamento da construção referencial por meio dos "movimentos" funcionais proporcionou uma reflexão proveitosa e necessária aos alunos. As questões possibilitaram que os discentes compreendessem como a construção dos "movimentos" funcionais faz os objetos de discurso progredirem no decurso da compreensão textual. Ressaltamos que a principal contribuição deste estudo foi mostrar que os pressupostos teóricos da Linguí­stica Textual podem trazer resultados positivos na prática pedagógica. Para a realização deste trabalho, adotamos como pressupostos teóricos os postulados da referenciação, conforme Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2011) e Custódio Filho (2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAVALCANTE, M. M; BRITO, M. A. P. O caráter naturalmente recategorizador das anáforas. In: AQUINO, Z. G. O.; GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. (Orgs.). Estudos do discurso: caminhos e tendências. São Paulo: Paulistana, 2016, p. 119-133.

CAVALCANTE, M. M; CUSTÓDIO FILHO, V.; BRITO, M. A. P. Coerência, referenciação e ensino. São Paulo: Cortez, 2014.

CAVALCANTE, M. M. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.

CAVALCANTE, M. M. Referenciação: sobre coisas ditas e não ditas. Fortaleza: UFC, 2011

CAVALCANTE, M. M. Expressões referenciais – uma proposta classificatória. Caderno de Estudos Linguí­sticos. Campinas, SP, v. 10, n. 44, p. 105-118, jan./jun. 2003.

CUSTÓDIO FILHO, V. Rediscutindo o princí­pio de construção negociada dos objetos de discurso. Revista de Letras. Fortaleza, CE, v. 2, n. 36, p. 63-77, jul./dez. 2017.

CUSTÓDIO FILHO, V. Múltiplos fatores, distintas interações: esmiuçando o caráter heterogêneo da referenciação. 2011. 329 f. Tese (Doutorado em Linguí­stica) – Programa de Pós-Graduação em Linguí­stica, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.

CUSTÓDIO FILHO, V. Aspectos multimodais envolvidos na construção da referência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 6., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa, PB: Ideia, 2009, p. 2927-2936. 1 CD-ROM.

FERREIRA NETO, J. A. Desenvolvimento de estratégias de referenciação na produção de textos narrativos: uma proposta de interação professor-aluno. 2018. 218 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

KOCH, I. G. V.; CUNHA-LIMA, M. L. Do Cognitivismo ao Sociocognitivismo. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Org.). Introdução í Linguí­stica. Fundamentos epistemológicos. v. 3, ed.2, São Paulo: Cortez, 2005. p. 251-300.

LIMA, S. M. C. de; CAVALCANTE, M. M. Revisitando os parâmetros do processo de recategorização. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v.13, n. 25, p. 295-315, jun./jul. 2015.

MONDADA, L.; DUBOIS, D. A construção dos objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. Tradução de Mônica Magalhães Cavalcante. In: CAVALCANTE, M. M.; BIASI-RODRIGUES, B.; CIULLA, A. (Orgs.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003. p. 17-52.

Downloads

Publicado

2019-08-10

Como Citar

NETO, J. A. F. .; FILHO, V. C. . O fenômeno da referenciação por meio de "movimentos" funcionais: uma proposta didática para o ensino-aprendizagem de compreensão textual. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 107–126, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/534. Acesso em: 21 nov. 2024.