Argumentação e hipermodalidade: um caminho para a seleção e a elaboração de material hipermodal no contexto de ensino mediado por computador

Autores/as

  • Gisella Meneguelli Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palabras clave:

Hipermodalidade, Argumentação, Material didático

Resumen

O objetivo deste artigo é investigar a produção de novas formas de significação nas atividades de ensino-aprendizagem provocada pela combinação de linguagens em ambiente digital. Mais detalhadamente, busca-se investigar o uso da hipermodalidade a partir das linguagens identificadas nas atividades didáticas propostas na disciplina de um curso a distância. O aporte teórico desta análise vem das contribuições de Lemke (2002a, 2002b) sobre hipermodalidade e de Vieira (2003) sobre teoria da argumentação. Intenciono compreender como diferentes modalidades de linguagem, ao serem integradas pelo recurso da hipermodalidade, podem facilitar o processo de aprendizagem, indicando, pois, caminhos mais eficientes para orientar professores na elaboração e na avaliação de material didático hipermí­dia.

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Publicado

2016-12-05

Cómo citar

MENEGUELLI, G. . Argumentação e hipermodalidade: um caminho para a seleção e a elaboração de material hipermodal no contexto de ensino mediado por computador. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 68–91, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1487. Acesso em: 21 nov. 2024.