Da geração do texto ao ritmo da escrita
Palabras clave:
Heterogeneidade, Dimensões linguísticas, Gramática FuncionalResumen
Com este trabalho, pretende-se verificar o processo de demarcação do ritmo da escrita, pois se acredita ser esse um dos fatores que auxilia para a diminuição do abismo que permeia as modalidades escrita e falada. Conforme a metodologia aqui adotada, a pontuação e sua ausência prestam-se à depreensão desse ritmo da escrita. Além disso, julga-se que as funções pragmáticas, segundo a visão do teórico Dik (1989), também colaboram para a verificação do ritmo. Os dados observados são constituídos por textos escritos extraídos de entrevistas do grupo de estudos Discurso & Gramática (RJ), que trabalha com pesquisas na área de linguística funcional.
Descargas
Citas
ABAURRE, M. B. M. Os estudos linguísticos e a aquisição da escrita. In: CASTRO, M. F. P. (Org.). O método e o dado no estudo da linguagem. Campinas: Ed. Unicamp, 1996, p. 111-178.
AUTHIER-REVUZ, J. Heterogeneidade(s) enunciativa(s). Caderno de estudos linguísticos. Campinas, v. 19, p. 25-42, jul./dez. 1990.
CHACON, L. O ritmo da escrita. São Paulo: Martins Fonte, 1998.
CORRÊA, M. L. G. A heterogeneidade da escrita e o ensino de Português. São Paulo: USP, 2000.
DIK, S. C. The Theory of Functional Grammar. Dordrecht: Holland, 1989.
MARCUSCHI, L. A. Língua falada e língua escrita no português brasileiro: distinções equivocadas e aspectos descuidados. Berlim: instituto ibero-americano Preussischer Kultubesitz, 1998.
PEZATTI, E. G. Constituintes pragmáticos em posição inicial: distinção entre tema, tópico e foco. ALFA, São Paulo, 42: 133-150, 1998.
SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1969.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.