Avaliação e validação de gêneros acadêmicos de aprendizes de português como língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02024Palabras clave:
Gêneros acadêmicos em PLE, Avaliação de textos, Desenvolvimento de registro acadêmicoResumen
A produção de textos acadêmicos em língua estrangeira (LE) na universidade é o meio pelo qual a aprendizagem dos estudantes é verificada tanto em termos de conteúdos exigidos na sua área de formação como em seu desenvolvimento linguístico (COLOMBI, 2012). As avaliações de seus textos articulam a prática linguística com um triplo enfoque: os conteúdos disciplinares; o domínio dos gêneros textuais e o desenvolvimento da LE. A atração por este último aspecto em textos de aprendizes hispanofalantes de português como língua estrangeira (PLE) na universidade parece prevalecer em pesquisas na área, já que costumam destacar as transferências/interferências linguísticas derivadas do contato entre espanhol e português (DURíO, 2004). Para ampliar essa discussão, o objetivo deste artigo é discutir em que medida as avaliações de textos realizadas por professores de PLE contribuem para a compreensão dos gêneros acadêmicos – suas formas e funções. Dessa forma, considerou-se uma seleção de textos revisados por 4 professores. As categorias de análise incluíram: o enfoque na metafunção textual, desde o subsistema PERIODICIDADE (MARTIN e ROSE, 2007; SHRESTHA, 2017) e a estrutura genérica contrastados com as revisões realizadas pelos professores. Essas categorias descrevem em que medida as avaliações recebidas validam os gêneros produzidos e as limitações evidenciadas na retroalimentação entregue pelos professores. Constata-se que a apresentação de conteúdos é ressaltada e a conexão entre gênero e registro acadêmico em PLE é objeto de recomendações. A informação aportada por essas avaliações deixa a cargo dos estudantes a compreensão da relação conteúdos, gêneros e uso da língua.
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