Representações discursivas de Dilma Rousseff: discurso de defesa do impeachment

Autores/as

  • Albaniza Brigida de Oliveira Neta Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Maria Eliete de Queiroz Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palabras clave:

Representação discursiva, Discurso polí­tico de defesa, Dilma Rousseff.

Resumen

Neste artigo, temos como temática estudar as representações discursivas de Dilma Rousseff. O objetivo é investigar como essas representações discursivas de si foram construí­das no discurso de defesa do processo de impeachment, proferido por Dilma Rousseff, no Senado Federal, no dia 29 de Agosto de 2016. Os pressupostos teóricos estão amparados na Linguí­stica de Texto, mais especificamente, na Análise Textual dos Discursos, sendo considerada uma corrente teórico-metodológica e descritiva proposta por Adam (2011) que analisa textos concretos produzidos em situações reais de comunicação, promovendo, assim, a produção co(n)textual de sentidos. O ní­vel de análise é o semântico, focalizando a categoria da representação discursiva. Metodologicamente, esse estudo se configura como uma pesquisa qualitativa, documental e descritivo-interpretativista. O corpus é composto pelo discurso de defesa de Dilma Rousseff, coletado no site do Governo Federal. As categorias semânticas utilizadas para a construção das representações discursivas são a referenciação, a modificação (de referentes e predicações), a predicação, a localização espacial e temporal e a relação. Na análise, foram recortados fragmentos do discurso em que a imagem do locutor aparece identificada. Os resultados apontam que as representações discursivas de Dilma Rousseff são de torturada, resistente, lutadora e jovem fazendo menção ao fato histórico que vivenciou no seu passado que foi a ditadura militar. As Representações discursivas da locutora como acusada injustamente e condenada se referem ao processo de impeachment. Concluí­mos que todas as representações discursivas apontam para a história de vida da locutora, remetendo a sua vida passada, presente e futura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADAM, J. M. A Linguí­stica Textual: introdução í análise textual dos discursos. Tradução: RODRIGUES, M. das G. S.; SILVA NETO, J. G.; PASSEGGI, L.; LEURQUIN, E. V. L. F. São Paulo: Cortez, 2011.

BERNARDINO, R. A. S. A responsabilidade enunciativa em artigos cientí­ficos publicados em periódicos da área de Letras. 2015. 286f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2015.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho cientí­fico. 4. ed. Revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2002.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia cientí­fica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em educação: abordagem qualitativa. São Paulo: EPU, 1986.

PASSEGGI, L. et al. A análise textual dos discursos: para uma teoria da produção co(n)textual de sentido. In: LEITE, M. Q.; BENTES, A. C. (Orgs.). Linguí­stica de texto e análise de conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.

QUEIROZ, M. E. de; NETA, A. B. de O. Análise Textual Discursiva: representações discursivas de Dilma Rousseff em um discurso polí­tico. In: COLÓQUIO NACIONAL DE LINGUAGEM E DISCURSO, 4, 2017, Mossoró. Anais... Mossoró: Edições UERN, 2017.

QUEIROZ, M. E. de; ALMEIDA, W. M. Povo brasileiro: representações discursivas no discurso da presidenta Dilma Rousseff. Diálogo das Letras, v. 05, p. 82-96, 2016.

QUEIROZ, M. E. Representações discursivas no discurso polí­tico. "Não me fiz sigla e legenda por acaso": o discurso de renúncia do senador Antonio Carlos Magalhães (30/05/2001). 2013. 188f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2013.

RODRIGUES, M.; PASSEGGI, L.; SILVA NETO, J. G (orgs.). "Voltarei. O povo me absolverá...": a construção de um discurso polí­tico de renúncia. In: ADAM, Jean-Michel.; HEIDEMANN, Ute. MAIGUENEAU, D. Análises textuais e discursivas: metodologias e aplicações. São Paulo: Cortez, 2010, p. 151-208.

ROUSSEFF, D. V. Discurso de defesa de Dilma Rousseff no Senado - Brasí­lia/DF. Disponí­vel em: < http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/08/29/veja-a-integra-do-discurso-de-defesa-de-dilma-no-senado>. Acesso em: 30 ago. 2016.

Publicado

2019-12-20

Cómo citar

NETA, A. B. de O. .; QUEIROZ, M. E. de . Representações discursivas de Dilma Rousseff: discurso de defesa do impeachment. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 42–59, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/527. Acesso em: 21 nov. 2024.