Representações discursivas de Dilma Rousseff: discurso de defesa do impeachment
Mots-clés :
Representação discursiva, Discurso político de defesa, Dilma Rousseff.Résumé
Neste artigo, temos como temática estudar as representações discursivas de Dilma Rousseff. O objetivo é investigar como essas representações discursivas de si foram construídas no discurso de defesa do processo de impeachment, proferido por Dilma Rousseff, no Senado Federal, no dia 29 de Agosto de 2016. Os pressupostos teóricos estão amparados na Linguística de Texto, mais especificamente, na Análise Textual dos Discursos, sendo considerada uma corrente teórico-metodológica e descritiva proposta por Adam (2011) que analisa textos concretos produzidos em situações reais de comunicação, promovendo, assim, a produção co(n)textual de sentidos. O nível de análise é o semântico, focalizando a categoria da representação discursiva. Metodologicamente, esse estudo se configura como uma pesquisa qualitativa, documental e descritivo-interpretativista. O corpus é composto pelo discurso de defesa de Dilma Rousseff, coletado no site do Governo Federal. As categorias semânticas utilizadas para a construção das representações discursivas são a referenciação, a modificação (de referentes e predicações), a predicação, a localização espacial e temporal e a relação. Na análise, foram recortados fragmentos do discurso em que a imagem do locutor aparece identificada. Os resultados apontam que as representações discursivas de Dilma Rousseff são de torturada, resistente, lutadora e jovem fazendo menção ao fato histórico que vivenciou no seu passado que foi a ditadura militar. As Representações discursivas da locutora como acusada injustamente e condenada se referem ao processo de impeachment. Concluímos que todas as representações discursivas apontam para a história de vida da locutora, remetendo a sua vida passada, presente e futura.
Téléchargements
Références
ADAM, J. M. A Linguística Textual: introdução í análise textual dos discursos. Tradução: RODRIGUES, M. das G. S.; SILVA NETO, J. G.; PASSEGGI, L.; LEURQUIN, E. V. L. F. São Paulo: Cortez, 2011.
BERNARDINO, R. A. S. A responsabilidade enunciativa em artigos científicos publicados em periódicos da área de Letras. 2015. 286f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2015.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 4. ed. Revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2002.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em educação: abordagem qualitativa. São Paulo: EPU, 1986.
PASSEGGI, L. et al. A análise textual dos discursos: para uma teoria da produção co(n)textual de sentido. In: LEITE, M. Q.; BENTES, A. C. (Orgs.). Linguística de texto e análise de conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.
QUEIROZ, M. E. de; NETA, A. B. de O. Análise Textual Discursiva: representações discursivas de Dilma Rousseff em um discurso político. In: COLÓQUIO NACIONAL DE LINGUAGEM E DISCURSO, 4, 2017, Mossoró. Anais... Mossoró: Edições UERN, 2017.
QUEIROZ, M. E. de; ALMEIDA, W. M. Povo brasileiro: representações discursivas no discurso da presidenta Dilma Rousseff. Diálogo das Letras, v. 05, p. 82-96, 2016.
QUEIROZ, M. E. Representações discursivas no discurso político. "Não me fiz sigla e legenda por acaso": o discurso de renúncia do senador Antonio Carlos Magalhães (30/05/2001). 2013. 188f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2013.
RODRIGUES, M.; PASSEGGI, L.; SILVA NETO, J. G (orgs.). "Voltarei. O povo me absolverá...": a construção de um discurso político de renúncia. In: ADAM, Jean-Michel.; HEIDEMANN, Ute. MAIGUENEAU, D. Análises textuais e discursivas: metodologias e aplicações. São Paulo: Cortez, 2010, p. 151-208.
ROUSSEFF, D. V. Discurso de defesa de Dilma Rousseff no Senado - Brasília/DF. Disponível em: < http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/08/29/veja-a-integra-do-discurso-de-defesa-de-dilma-no-senado>. Acesso em: 30 ago. 2016.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.