Análise pragmático-discursiva de campanhas publicitárias da saúde: graus de comprometimento com o dito

Autores/as

Palabras clave:

Sentidos do texto, Modalidades discursivas, Campanhas publicitárias da saúde

Resumen

O artigo apresenta uma análise pragmático-discursiva de campanhas publicitárias, divulgadas em volantes pelo ministério da saúde e secretaria estadual da saúde de Pernambuco. São investigados mais especificamente os graus de comprometimento do produtor com o dito. O objetivo do estudo é desvelar os posicionamentos do autor em relação ao conteúdo que produz, de modo a explicitar interesses presentes na estruturação discursiva. Para tanto, recorremos fundamentalmente aos estudos de Koch (2004), Neves (1996), Castilho & Castilho (1992) e Hoffnagel (1997), mas também ao trabalho de Fairclough (2001, 2003). Os resultados revelam um grau de comprometimento máximo do produtor, sobretudo, para educar a população e fazê-la aderir ao dito.

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Publicado

2019-08-10

Cómo citar

GOMES, J. . Análise pragmático-discursiva de campanhas publicitárias da saúde: graus de comprometimento com o dito. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 75–88, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/532. Acesso em: 24 nov. 2024.