Entre os saberes e dizeres de uma experiência de ensino de Lí­ngua Portuguesa: mudar o destino mudando a via

Autores/as

  • Suzanny Pinto Silva

Palabras clave:

Formação docente, Complexidade, Ensino de Lí­ngua Portuguesa

Resumen

O artigo apresenta a descrição e interpretação de um conjunto de atividades desenvolvidas por futuros professores de Lí­ngua Portuguesa, em uma escola pública de ensino básico, localizada no interior do estado do Pará. Trata-se do desenvolvimento de um subprojeto, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), construí­do a partir da ideia de que o aluno precisa ser preparado para desenvolver a capacidade de refletir sobre o mundo que o cerca e o uso da lí­ngua, que, neste caso, está para além dos conhecimentos lexicais e gramaticais. Para demonstrar as situações ocorridas apresento, no artigo, indí­cios, pistas e via(s) de um trabalho docente interpretado à luz da Epistemologia da Complexidade e Educação Linguí­stica que iluminaram minhas reflexões após a execução do projeto. Os caminhos e escolhas tomadas para a construção de novos e outros saberes revelaram que certezas e previsibilidades na produção do conhecimento podem sucumbir a posturas e atitudes menos rí­gidas e fragmentadoras.

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Publicado

2017-06-05

Cómo citar

SILVA, S. P. . Entre os saberes e dizeres de uma experiência de ensino de Lí­ngua Portuguesa: mudar o destino mudando a via. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 324–339, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/956. Acesso em: 5 oct. 2024.