10 anos de Diálogo das Letras: entre números, significados, perspectivas e desafios
DOI :
https://doi.org/10.22297/2316-17952022v11e02230Mots-clés :
Diálogo das Letras, Texto e discurso, Comunicação científicaRésumé
Para oferecer aos nossos leitores colaboradores um registro, mesmo que panorâmico, do que constitui e representa a Diálogo das Letras na/para a comunicação científica da área, pretendemos apresentar, no presente texto, um pouco da história da revista, lançando o nosso olhar para seu passado, seu presente e seu futuro. Nesse exercício, procuraremos contemplar a identidade da revista, atos inaugurais, números, transformações, atores, conquistas e desafios, e, além disso, sinalizar perspectivas que se descortinam.
Téléchargements
Références
BESSA, J. C. R. Dificuldades e desafios na editoria científica em tempos de pandemia e ataques à pesquisa. Diálogo das Letras, v. 9, p. e02032, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KNOBEL, M. A ilusão da lua: ideias para decifrar o mundo por meio da ciência e combater o negacionismo. São Paulo: Contexto, 2021.
RIBEIRO, A. E. Que futuros redesenhamos? Uma releitura do manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI. Diálogo das Letras, v. 9, p. e02011, 2020.
SAGAN, K. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. Tradução de Rosaura Eichemberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
ZARBIN, A. J. G. Ciência para uma sociedade melhor. Ciência & Cultura, p. 1-10, 2023. Disponível em: https://revistacienciaecultura.org.br/?artigos=ciencia-para-uma-sociedade-melhor. Acesso em: 21 jan. 2022.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diálogo das Letras 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.