O saber docente nos textos-discursos: como os professores trabalham o texto dissertativo-argumentativo?

Auteurs

  • Regina Celi Mendes Pereira Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB)
  • Bruna Costa Silva Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB)

Mots-clés :

ENEM, Saber docente, Texto dissertativo-argumentativo

Résumé

As diretrizes para o Ensino de Lí­ngua Portuguesa influenciadas, sobretudo, a partir da utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como principal forma de acesso ao Ensino Superior situam a necessidade de investigar a atividade de escrita dentro da nova configuração assumida para as aulas de Lí­ngua Portuguesa (LP), buscando observar tal perspectiva, partindo das concepções construí­das pelos professores que estão à frente desse processo. Procuramos compreender de que forma as prescrições trazidas nos documentos oficiais que regulamentam a elaboração do ENEM têm orientado o trabalho do professor de LP, no que se refere à metodologia adotada para as aulas de produção textual. Para alcançar o objetivo proposto nesta pesquisa exploratória, de cunho qualitativo-interpretativista, contamos com a colaboração de duas professoras de LP, que atuam em turmas de Ensino Médio de escolas da rede estadual de ensino da cidade de João Pessoa - Paraí­ba. Para subsidiar a análise, tomamos como base o quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), em interface com os pressupostos da Ergonomia, a partir do que propõem Bronckart (2012 [1999]; 2006; 2008) e Amigues (2004), entre outros autores que buscam compreender as relações que constituem a interação humana. Zabala e Arnou (2010) fundamentam nossa discussão no que diz respeito ao conceito de competência. A discussão empreendida ao longo do trabalho aponta um novo olhar para a aula de produção textual, advindo da reconfiguração do gênero redação escolar, para adequar-se ao modelo de texto dissertativo-argumentativo.

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Références

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Publiée

2019-04-05

Comment citer

PEREIRA, R. C. M. .; SILVA, B. C. . O saber docente nos textos-discursos: como os professores trabalham o texto dissertativo-argumentativo?. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 16–35, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/551. Acesso em: 21 nov. 2024.