O saber docente nos textos-discursos: como os professores trabalham o texto dissertativo-argumentativo?
Keywords:
ENEM, Saber docente, Texto dissertativo-argumentativoAbstract
As diretrizes para o Ensino de Língua Portuguesa influenciadas, sobretudo, a partir da utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como principal forma de acesso ao Ensino Superior situam a necessidade de investigar a atividade de escrita dentro da nova configuração assumida para as aulas de Língua Portuguesa (LP), buscando observar tal perspectiva, partindo das concepções construídas pelos professores que estão à frente desse processo. Procuramos compreender de que forma as prescrições trazidas nos documentos oficiais que regulamentam a elaboração do ENEM têm orientado o trabalho do professor de LP, no que se refere à metodologia adotada para as aulas de produção textual. Para alcançar o objetivo proposto nesta pesquisa exploratória, de cunho qualitativo-interpretativista, contamos com a colaboração de duas professoras de LP, que atuam em turmas de Ensino Médio de escolas da rede estadual de ensino da cidade de João Pessoa - Paraíba. Para subsidiar a análise, tomamos como base o quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), em interface com os pressupostos da Ergonomia, a partir do que propõem Bronckart (2012 [1999]; 2006; 2008) e Amigues (2004), entre outros autores que buscam compreender as relações que constituem a interação humana. Zabala e Arnou (2010) fundamentam nossa discussão no que diz respeito ao conceito de competência. A discussão empreendida ao longo do trabalho aponta um novo olhar para a aula de produção textual, advindo da reconfiguração do gênero redação escolar, para adequar-se ao modelo de texto dissertativo-argumentativo.
Downloads
References
ADAM, J. M. Les texts: types et prototypes. Paris: Nathan, 1992.
AMIGUES, R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p. 35-53.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Introdução e tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011 [1992].
BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução í pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola editorial, 2008.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio): Parte I- Bases Legais. Brasília, MEC/SEF, 2000.
______. Exame Nacional do Ensino Médio: Fundamentação Teórico-Metodológica. Brasília: MEC/INEP, 2005. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/ENEM++Exame+Nacional+do+Ensino+M%C3%A9dio+fundamenta%C3%A7%C3%A3o+te%C3%B3ricometodol%C3%B3gica/449eea9e-d904-4a99-9f98-da804f3c91f5?version=1.1.n Acesso em: 13 maio 2016,í s 23h05min.
______. Redação do ENEM 2017: Cartilha do participante. Brasília, 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2017/manual_de_redacao_do_enem_2017.pdf. Acesso em: 15 maio 2017, í s 14h30min
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2012 [1999].
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Organização e tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Matêncio. Campinas: Mercado de Letras, 2006.
______. O agir nos discursos: das concepções teóricas í s concepções dos trabalhadores. Tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matêncio. Campinas: Mercado de Letras, 2008.
FILHO, A. O fazer atual da linguística aplicada no Brasil: Foco no ensino de línguas. In: KLEIMAN, A. B.; CAVALCANTI, M. do C. (Orgs.). Lingüística Aplicada: suas faces e interfaces. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007, p. 115 -124.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
HABERMANS, J. Théorie de l"™ágir communicationnel, t I et II. Paris: Fayard, 1987.
LOPES, M. Da aplicação de Linguística í Linguística Aplicada Indisciplinar. In: PEREIRA, R. C. M.; ROCA, M. del P. (Orgs.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 11-24.
POPPER, K. R. La connaissance objective. Paris: Aubier, 1991.
ROCHA, D.; DAHER, D. C. Afinal, como funciona a Linguística Aplicada e o que pode ela se tornar?. DELTA, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 105-141, 2015.
SILVA, B. C. "Eu não trabalho de outra forma, eu penso ENEM": a proposta de redação do ENEM e suas implicações no trabalho com produção de texto em sala de aula. 2017, 182f. Dissertação (Mestrado em Linguística). Centros de Ciências Humanas e Letras. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, 2017.
ZABALA, A.; ARNOU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.